18/11/2011
Quase 600 gestantes em seis meses do Programa Mãe Campo-larguense.
18/11/2011
Lançado em 16 de maio deste ano, o programa Mãe Campo-larguense já está com 561 mães cadastradas em atendimento nas Unidades de Saúde do município. O objetivo é dar uma assistência adequada, com acompanhamento de qualidade e segurança para as gestantes e bebês. Além disso, visa incentivar o parto normal, que tem menos riscos e, com isso, reduzir o índice de mortalidade materno-infantil.
Toda mulher com suspeita de gravidez deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima à sua casa para fazer exame de sangue Beta HCG. Caso o resultado dê positivo, todo o pré-natal já é feito na mesma Unidade. O programa consta em a mulher fazer no mínimo sete consultas médicas, duas odontológicas, exames, vacinas e consultas pós-parto. Ainda o pai do bebê, chamado de pai-companheiro, tem direito a duas consultas odontológicas e duas médicas.
Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Giana Sarnski, para quem não seguir todas as consultas, é feito uma busca ativa da pessoa, visando que ela faça todo esse acompanhamento. “É importante que toda mãe faça todas as consultas e exames durante o pré-natal e que também, antes disso, logo que tenha a suspeita vá até uma Unidade, pois acontece muito pré-natal tardio, o que pode causar complicações tanto para a mãe quanto para o bebê”, alerta Giana.
Como iniciativa, após o parto a mulher ganha uma bolsa personalizada do programa, nas cores azul ou rosa, contendo fralda, termômetro, pomada de assadura, dedeira e toalha de boca.
O secretário de Saúde, Carlos Andrade, diz que nestes seis meses de programa estão todos muito satisfeitos com o resultado. “É um pequeno passo para chegar a um resultado ideal que estamos buscando”, afirma. Ele ainda diz que está sendo feito convênio complementar com hospitais para dar mais tranquilidade na hora do parto, aquisição de novos exames para garantir uma melhor gestação e atendimento pós-parto e ainda estão adquirindo um novo aparelho de ultrassonografia.
Carlos explica que este programa municipal, baseado no Mãe Curitibana, irá se completar com o Programa Mãe Paranaense e Rede Cegonha, do Governo Federal. O Mãe Curitibana já recebeu várias premiações nacionais e internacionais e colocou Curitiba como referência no atendimento às gestantes e crianças.