Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 05:48:29
Geral

Mel

11/11/2011

Emater organiza produção de Mel em Campo Largo

Mel

11/11/2011



Campo Largo tem cerca de 200 produtores de Mel de abelhas, que produzem mais de 200 toneladas de Mel/ano. Desses, 13 estão organizados em cooperativa, produzindo perto de 80 toneladas/ano. Parte desta produção -  13 toneladas -, poderá ser consumida em pequenos sachês de quatro gramas cada, pelos 13 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, através da Merenda Escolar.

Celso Vedam, zootecnista do escritório da Emater de Campo Largo, que desenvolve o projeto de organização dos apicultores do Município em parceria com a Prefeitura Municipal, lembra que na Europa o consumo per capita de Mel é de três quilos/ano, enquanto que no Brasil, esse consumo chega no máximo a 240 gramas/ano. “Estamos organizando a produção para fomentarmos o consumo de Mel”, explica ele.

Mel Orgânico

Celso explica que a produção desses 13 apicultores resulta em um Mel de alta qualidade, certificado como Mel Orgânico. “Temos três unidades de Mel, no interior do Município, as chamadas Casas do Mel, uma na Estrada do Cerne (Erval), outra na Palmeirinha e a terceira no Cahiva. Estas unidades estão sendo reativadas para que os produtores possam cumprir todos os protocolos de produção e higiene.

“Hoje os apicultores estão comercializando o Mel, no interior do município, ao preço de R$ 4,50 o quilo. Através da Merenda Escolar, eles poderão entregar o Mel ao preço de R$ 9,75, que é o valor de mercado. Esse ganho de preço é importante para garantir ao produtor, um lucro maior, com consequente melhoria da produção, porque ele terá recursos para reinvestir mais no seu apiário”, explica o zootecnista.

“Ainda não há condições de industrializar o mel no Município. Hoje é feita apenas a filtragem e o envase. O mel será entregue em uma indústria de Curitiba, que fará o envase nos sachês, para ser comercializado através da Cooperativa da Agricultura Familiar de Campo Largo, Cooperlargo”, explica o extensionista, adiantando que já foi feito o teste, com alunos da escola do Jardim Social, com aceitação do produto por 99% dos alunos. Segundo ele, não são só os estudantes, que consumirão o mel. “Muitos deles vão receber dois, três ou mais saches, cada vez, os quais poderão levá-los para casa, para consumo de um irmãozinho, ou do pai e da mãe. Com isso, toda a população passa a consumir mais mel”, disse  Celso.

Benefícios

No Mel podem ser encontradas proteinas e sais minerais, como: sais de Ferro, Cobre, Manganês, Silício, Cloro, Cálcio, Sódio, Fósforo, Alumínio, Magnésio, Enxofre, Iodo e muitos outros, além de vitaminas do Complexo B, E, K, A e C.

O Mel é um alimento de fácil digestão e rapidamente assimilado pelo organismo humano, é uma fonte de energia altamente saudável. Considerado pela Organização Mundial de Saúde como o alimento mais completo que existe para crianças, adultos e idosos, seus benefícios para o desenvolvimento são muitos: auxilia na digestão, metabolismo, calcificação, crescimento, prevenção de anemias, proteção do cérebro e do fígado, e no desenvolvimento da inteligência.

O Mel, no organismo humano, funciona como agente imunológico, antibacteriano, antiinflamatório, regenerativo, analgésico e sedativo e expectorante.