Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 05:47:58
Geral

Nutrição Funcional

11/11/2011

Nutrição Funcional cuida das carências ou excesso de nutrientes em cada indivíduo
 

Nutrição Funcional

11/11/2011



A alimentação é um dos principais fatores que afetam a saúde do corpo e agora, com o verão se aproximando, a preocupação com ele é ainda maior.

A nutricionista Sinara Marqueze Ribas fala que o ideal é que hábitos alimentares saudáveis deve ser preocupação durante todo o ano, buscando sempre o equilíbrio dos alimentos.

Ela indica a Nutrição Funcional, que aplica a ciência dos nutrientes com a individualidade bioquímica. Para isso, rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite, reumatóide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.

Ela explica que diariamente o corpo libera moléculas chamadas radicais livres. Em pequenas quantidades são eliminadas pelo corpo sem causar danos, porém, a má alimentação, o stress e sedentarismo fazem com que esses radicais aumentem demasiadamente, provocando o envelhecimento precoce das células. Para combater esses radicais livres, é preciso consumir substâncias antioxidantes presentes nos alimentos funcionais, como uvas, chá verde e vegetais.

“Para manter esse equilíbrio do corpo, precisamos ingerir macronutrientes e micronutrientes provenientes dos alimentos. Uma das principais medidas para obtermos saúde é mantermos um trânsito intestinal adequado com ingestão de uma boa alimentação e adição de prebióticos, que são fibras, como biomassa da banana verde, batata yakon, aveia, cebola, alho, entre outros, que além de manter a saúde do intestino, diminui a resistência à insulina e diminui colesterol”, detalha.

Para as atividades do dia a dia, o corpo necessita de energia e a principal fonte são os carboidratos, que fornecem energia para as células. A melhor forma de ingestão desse macronutriente é na forma de carboidrato complexo, como arroz, pães, batata, macarrão e mandioca. Mas, segundo a nutricionista, deve-se optar por arroz e pães integrais, pois são fontes de fibras que ajudam no melhor funcionamento do intestino. O arroz integral, além de fibras solúveis e insolúveis, contém substância gama-orizanol, componente com ação antioxidante, quelantes de metais, restaurador da secreção gástrica e permeabilidade intestinal.

As proteínas, que tem como uma das funções a construção de músculos e tecidos, são encontradas em feijões, lentilhas, grão de bico, ovos (importante fonte de colina), carnes, amaranto, quinoa, linhaça, peixes, leite e derivados, dentre outras. Os lipídios são outro macronutriente que possui uma boa fonte de energia através da utilização de gordura de boa qualidade, encontrada em azeite de oliva extra, óleo de coco, macadâmia, entre outros, e ingestão de Ômega 3, que estimula o sistema imunológico e proteção das artérias.

Os micronutrientes (vitaminas e minerais) são encontrados em frutas e verduras e apresentam diversas funções importantes para manutenção de um bom estado de saúde. São ricos em fibras e oligossacarídeos, com efeito prebiótico, ou seja, alimentam as boas bactérias que habitam o intestino) são fontes de vitaminas, minerais e fitoquímicos com efeito antioxidante e destoxificante, restabelecendo as funções orgânicas.

Sinara fala que é indispensável ingerir diferentes qualidades e cores, preferencialmente na sua forma crua in natura, como suco ou salada; e dar preferência a vegetais verdes escuros (couve, agrião, rúcula..)

Além de manter uma alimentação de qualidade, deve-se realizar condutas nutricionais corretas. “O simples fato de obtermos uma mastigação correta é fundamental para uma boa digestão e propicia a formação dos hormônios da saciedade”, completa.

Sinara atende na Academia Brolex e à domicílio. Mais informações pelo telefone 9905-7099 ou ribas.sinara@yahoo.com.br.
 

 

A ingestão de líquido e sucos desintoxicantes proporciona hidratação e ajuda o paciente a não desidratar com a chegada do calor. Abaixo seguem duas receitas passadas pela nutricionista:

Suco antioxidante-termogênico
1 copo de água de coco (gordura saturada sem colesterol, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento);
1 colher de chá de pimenta rosa;
1 lasca de gengibre (anti-inflamatório, aumenta imunidade, motilidade intestinal, melhora enxaqueca, antifúngico, estimula a circulação);
1 ponta de colher de cúrcuma (antioxidante, anti-inflamatório, diminui a formação de radicais livres;
1 colher de sopa de linhaça (fonte importante de Ômega 3 e ação anti-inflamatória);
1 fruta (rico em fibras solúveis e insolúveis, vitaminas e minerais).

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá
300ml de suco de laranja natural (fonte de vitamina C, fibras);
1 maçã sem semente, com casca (rica em fibras, vitaminas e minerias);
1 colher de sopa de farinha de maracujá (diminuir glicemia e colesterol);
1 colher de sopa de mel (antioxidante);
Folhas de hortelã (ação digestiva).