04/11/2011
Colégio Estadual João Ferreira Küster realiza mostra científica.
04/11/2011
Nos dias 25 e 26 aconteceu, no Colégio Estadual João Ferreira Küster, as apresentações dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, dos trabalhos relativos à Mostra Científica. Os temas abordados foram diversos em acordo às disciplinas envolvidas no projeto: História, Geografia, Matemática, Inglês, Ciências, Biologia, Química e Física. Também houveram trabalhos com as Temáticas de Cultura Afro-Brasileira e Indígena, orientados pela Equipe Multidisciplinar da escola.
Durante o evento houve a exposição de fotos (arquivos da escola) aos visitantes, com objetivos de levar ao conhecimento de todos que o Projeto Mostra Científica é realizado todos os anos, cuja proposta teve início desde 1998, quando houve a estadualização do Ensino Fundamental, que deu origem ao estabelecimento, e era denominado Feira de Ciências. Com o passar dos anos, o projeto foi sofrendo modificações com objetivos de melhorar os resultados apresentados à comunidade. Logo, desde 2005, passou a ser denominado Mostra Científica e, atualmente, é realizado considerando cinco etapas, que neste ano teve início em agosto: 1º Momento - Escolha do Tema e Organização dos Grupos; 2º Momento – Pesquisa e Elaboração do Projeto seguindo normas da ABNT; 3º Momento – Confecção dos Trabalhos (prática) na escola, com um cronograma específico e utilizando de vários recursos materiais, didáticos pedagógicos, tanto disponibilizados pela escola, quanto trazidos pelos alunos e inclusive o uso de materiais recicláveis. 4º Momento – Exposição/Apresentação dos Trabalhos à comunidade escolar e local; 5º Momento – Avaliação: a avaliação dos trabalhos é realizada em dois momentos: trabalho de pesquisa (teórico) e a prática/explicação para a comunidade, considerando o desempenho tanto de cada grupo, quanto de cada aluno individualmente.
A Mostra Científica constitui-se em um evento onde os alunos são orientados pelos professores, direção e equipe pedagógica e apresentam várias produções: maquetes, murais, máscaras, cartazes, experiências, exposições de comidas típicas, realização de desafios Matemáticos, entre outras.
Os visitantes, foram bem recebidos pelos alunos que repetidamente explicaram seus trabalhos com muito interesse e dedicação. Ao todo foram 24 apresentações espetaculares feitas pelos alunos da manhã, 24 feitas pelos alunos da tarde e 18 feitas pelo Ensino Médio Noturno. Dentre as apresentações estão: Halloween, experiência do DNA, Número de Ouro, Ilusão de Ótica, Centenário da Química, Guerra Mundial, Rio Ganges e Corrente Elétrica.
Entende-se que essas atividades estimulam o aprendizado dos conteúdos curriculares, despertando na comunidade educacional o interesse pela cultura, pela arte e pela ciência. O objetivo é a Integração da comunidade à escola; incentivo à prática de estudos e pesquisas como espaço para iniciação científica; socialização dos conhecimentos artísticos e científicos produzidos no interior da escola; divulgação de experiências pedagógicas realizadas em sala de aula no decorrer do ano letivo; desenvolvimento do espírito crítico e criativo e a formação de um aluno pesquisador.
Participaram do evento, professores, equipe pedagógica, funcionários, todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, pais e/ou responsáveis, membros da APMF, sendo prestigiado por demais membros da comunidade local.
A direção e APMF agradecem o empenho de todos, o que garantiu o sucesso de mais esse evento. A seguir, confira algumas fotos das apresentações feitas pelos alunos.