Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 04:31:12
Política

Novo ministro do Esporte

02/11/2011

Antes de assumir, Aldo defendia saci, mandioca e Língua Portuguesa.

 

Novo ministro do Esporte

02/11/2011  Fonte: Band.com.br

Antes de assumir o cargo de ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B), ocupava uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele foi eleito deputado federal por São Paulo. Rebelo chegou a presidir a Casa e estava em seu quarto mandato. Durante sua trajetória na Câmara, teve Novo Código Florestal como um dos seus projetos mais discutidos. O texto ainda tramita no Congresso.

Além dele, o atual ministro apresentou diversos projetos, alguns deles podem ser considerados curiosos, como a instituição do Dia do Saci que, se fosse aprovado, teria sido comemorado nesta segunda-feira, 31 de outubro, dia da sua posse no Ministério. A ideia de Rebelo tem um mote nacionalista. Visa “combater” o Halloween e valorizar a cultura nacional.

O projeto de lei 2762 é de 2003 e, segundo a página do parlamentar na internet, “dá uma pernada no importado ‘Ralouin’ de origem Celta - tem na sua essência a defesa da soberania nacional”. O Dia do Saci seria simbolizado pela figura que representa um dos “mitos que unifica o Brasil e valoriza nossa cultura”, diz ainda o texto.

Estrangeirismos

Apesar da luta de Rebelo, o projeto foi vetado na Câmara e arquivado em 2007. Mas “deu origem a uma série de leis estaduais que criaram o Dia do Saci Brasil afora”, completa o site.

Ainda seguindo a linha nacionalista, o deputado federal propôs também a defesa e promoção da língua portuguesa, que restringe o uso de palavra em língua estrangeira ou o uso de "estrangeirismos".

A proposta já foi aprovada pelo Senado e está pronta para ser incluída na pauta de votações da Câmara. Se aprovada, todos os documentos oficiais do país, a comunicação dirigida ao público – como publicidades, informações e meios de comunicação de massa – deverão ser escritos ou traduzidos para o português.

Rebelo luta não só pela linguagem e cultura nacional. A valorização do alimento brasileiro também está em sua pauta. Em 2001 ele propôs a adição de farinha de mandioca à farinha de trigo por meio do projeto de lei 4679.

Mandioca

O texto prevê a diminuição “da dependência brasileira do trigo importado” e “regularizaria o que já vem sendo feito nos moinhos sem o conhecimento dos consumidores, que é a adição de outras féculas à farinha de trigo”, esclarece sua página na internet.

“Em alguns casos, adiciona-se a também importada fécula de batata em detrimento do mais brasileiro dos alimentos, que é a mandioca que gera emprego e renda... para os brasileiros”, acrescenta. O projeto, no entanto, foi vetado pelo poder Executivo em 2008.

Agora, Rebelo responde pelo Ministério do Esporte. Ele foi empossado após denúncias de suspeita de corrupção na pasta que envolviam seu colega de partido, Orlando Silva. Em sua posse, Rebelo prometeu fazer uma devassa nos convênios da pasta com ONGs (organizações não governamentais).

Além disso, sua principal missão será tocar os projetos da Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem no Brasil.