Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 11:46:09
Geral

Vôlei masculino

30/10/2011

Com time B, Brasil bate seleção principal de Cuba e fica com o ouro.

Vôlei masculino

30/10/2011 Fonte: R7 Notícias

Se no quadro de medalhas não deu para superar Cuba, ao menos o Brasil conseguiu neste sábado (29) uma importante vitória sobre os tradicionais rivais nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A exemplo do que já havia acontecido entre as mulheres, a seleção brasileira masculina de vôlei conquistou a medalha de ouro na disputa com uma vitória sobre os caribenhos. O placar final foi de 3 sets a 1, parciais de 25-11, 24-26, 25-18 e 25-19. 

Para a vitória ficar ainda mais saborosa, a conquista deste quarto título pan-americano se deu com o Brasil atuando com uma equipe mista. Apenas dois dos jogadores que são comumente chamados para a equipe A estiveram em Guadalajara: o levantador Bruno e o central Gustavo. O restante do grupo foi formado por atletas do time B e jovens talentos das quadras. Já do lado cubano, havia força máxima. 

Este resultado faz o Brasil chegar à 47ª medalha de ouro no Pan. Não será o suficiente para chegar às 58 de Cuba, mas ao menos serve para “vingar” os três títulos perdidos em confronto direto em finais contra os adversários somente neste sábado (29), dois no boxe e um no judô. 

A grande força do time em Guadalajara foi o saque muito potente e a noite inspirada do ponteiro Lipe e do oposto Wallace. Juntos, ambos foram os responsáveis por mais pontos que um set inteiro. E tudo isso sob o comando do auxiliar técnico Rubinho, que foi ao México no lugar de Bernardinho. 

O técnico preferiu ficar no país para treinar os titulares para a Copa do Mundo, torneio que começa em 20 de novembro no Japão e dará três vagas para a Olimpíada de Londres. Porém, depois desse título, é certo que ele terá que quebrar um pouco mais a cabeça para definir os 14 atletas que defenderão o país na competição. 

O primeiro set foi um verdadeiro passeio do Brasil. Com excelentes saques do ponteiro Lipe, do oposto Wallace e do central Gustavo, o time dominou o jogo com tranquilidade, ao ponto de chegar a ter 23 a 08 no placar. Cuba ainda colaborou e, em um erro de saque de Rolando Cepeda, os brasileiros fecharam a etapa inicial em 23 a 11. 

O desequilíbrio visto até então, porém, não ocorreu no segundo set, quando o jovem León voltou a jogar bem, ao mesmo tempo em que o Brasil passou a errar lances de ataque. O jogo passou a ficar nervoso, ao ponto de o jovem astro de Cuba derrubar uma voluntária na tentativa de salvar uma bola. 

Com a inversão 5-1 promovida pelo técnico Rubinho, os brasileiros conseguiram a virada de um placar que chegou a estar desfavorável em 22 a 20. Aproveitando as oportunidades cedidas pelo xará na saída de rede, Wallace Martins levou o Brasil ao set point, desperdiçado por Lipe. Com o apoio do ginásio, os cubanos se animaram e, em um ataque de León, empataram o duelo. 

A tônica de igualdade se seguiu no começo da terceira etapa, mas, após o segundo tempo técnico, os brasileiros voltaram a se impor. Com grande atuação dos ponteiros Lipe e Thiago Alves, a equipe fechou o placar em 25 a 18 em um ataque de Wallace. 

Embalado, o Brasil não vacilou como no segundo set e acuou Cuba na etapa final. E em um ataque de Wallace fechou o quarto set em 25 a 19 e a partida em 3 a 1. 

A Rede Record transmite os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 tem transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos.

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.