Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 02:25:44
Geral

Parque da Lagoa

21/10/2011

Reformado, Parque da Lagoa ganha elogios de moradores e frequentadores.

Parque da Lagoa

21/10/2011

Uma das mais importantes áreas de lazer dos campo-larguenses, o Parque da Lagoa, já quase que totalmente reformado, ganha elogios de moradores e frequentadores. O secretário municipal do Meio Ambiente, Fabiano Andreassa, responsável pelas mudanças daquele logradouro público que tem uma área total de 38.250,75 m2, diz que ainda faltam alguns detalhes para tornar o parque ainda mais agradável para a população.
As obras que estão transformando o Parque da Lagoa começaram em Março último, com a proteção das fontes que abastecem a lagoa, o que impediu que ela secasse, pela primeira vez, em mais de dez anos. Depois vieram as obras de revitalização, a reforma dos bancos, dos sanitários, a retirada de árvores exóticas, que foram substituídas por nativas – trabalho que ainda vai continuar, para não causar impacto, se feito de uma vez – e proteção das margens.

Tratamento especial

O secretário disse que  a Lagoa está recebendo um tratamento especial, por parte da Prefeitura Municipal. “O prefeito Edson Basso nos pediu e nós estamos transformando aquela área, num lugar melhor para os campo-larguenses”, disse ele, enumerando item por item do que já foi feito e do que ainda vem por aí. “Nós já garantimos a instalação de uma das cinco novas academias da Terceira Idade, que a Secretaria Municipal da Saúde está adquirindo. Já conversamos como secretário Carlos Andrade e a primeira das cinco será instalada no Parque da Lagoa”, explicou.
“Fizemos uma parceria com a Escola Madalena Portela, uma série de palestras com os estudantes e eles nos ajudaram no plantio de árvores nativas, numa solenidade que contou inclusive com a presença do prefeito Edson Basso. Ainda restam algumas árvores exóticas, que serão substituídas por mudas de Araçá, Ipê e outras árvores da nossa região”, disse ele. Também foram plantados no entorno da Lagoa, os coqueiros retirados recentemente da Rua Marechal Deodoro.

Fluxo

Uma das reivindicações de moradores e frequentadores do parque, era a reforma dos banheiros. Isso já foi feito, bem como foi acertada a manutenção, limpeza e vigilância, feita por um funcionário que mora na região e fica praticamente o dia inteiro, no Parque. “Também reformamos o parquinho de diversão das crianças e estamos reformando a cancha de areia, destinada a uso múltiplo. Queremos trazer para a Lagoa, algumas competições esportivas, como vôlei de Praia e Futebol de Areia”, disse o secretário.
O parque recebe, diariamente, dezenas de pessoas e nos fins de semana mais de mil, que vão praticar esportes, principalmente Cooper, caminhada e corrida, além do simples lazer. A pista tem alguns defeitos, que deverão ser reparados em breve, segundo o secretário. “Além de reparar a pista, vamos sinalizá-la, com apoio da Secretaria da Segurança (Diretran).
Velhas churrasqueiras, que não são mais utilizadas pela população, serão retiradas da Lagoa porque, segundo o secretário, “não servem mais à finalidade e estão sendo objeto de uso indevido, por pessoas de fora, que não respeitam os limites. Alguns moradores próximos sugeriram a retirada das churrasqueiras, por esse motivo”, explicou o secretário.
No geral, o parque está praticamente novo, com a lagoa cheia, os muros de contenção das bordas, reformados, e a “pataiada” nadando livre, se alimentando e, o que é melhor, proliferando. O problema é que está havendo roubo de patos e marrecos que habitam o lugar. O secretário disse que vai construir um abrigo para as aves, no meio da lagoa, para que elas fiquem mais protegidas.
Outro item que não foi esquecido, foi a implantação de lixeiras, no padrão das lixeiras do centro da cidade, com espaço para recicláveis e para lixo orgânico (restos de alimentos). Durante a entrevista que o secretário concedeu para a Folha, ele foi cumprimentado por vários moradores e frequentadores, que elogiaram as obras e deram sugestões para melhorarar inda mais.
O secretário disse que os moradores próximos e a população em geral, que frequenta a Lagoa, precisa colaborar com o Poder Público, e denunciar a ação de vândalos que tentam destruir aquele patrimônio público, quebrando bancos e danificando os demais equipamentos, lembrando que “a Lagoa é de todos”.  A Guarda Municipal também está de olho, com rondas periódicas pelo local.