05/10/2011
Renault quer que Brasil se torne o segundo maior mercado da empresa no mundo.
05/10/2011 Fonte: Banda B
O presidente mundial do Grupo Renault, Carlos Ghosn, anunciou nesta quarta-feira (5), em Curitiba, que a montadora vai expandir a fábrica em São José dos Pinhais, na região metropolitana, para que o Brasil se torne o segundo maior mercado da empresa, depois da França. O anúncio foi feito pela manhã em evento para oficializar o investimento, com a presença do presidente Carlos Ghosn e o governador Beto Richa.
O Paraná ofereceu incentivos para garantir o investimento de um bilhão e meio de reais aqui no Estado, prorrogando o prazo de recolhimento do ICMS dentro do programa Paraná Competitivo.
A empresa vai investir mais R$ 500 milhões, além do R$ 1 bilhão do atual ciclo de investimentos, totalizando um montante de R$ 1,5 bilhão para o período 2010-2015.
	Com o novo investimento, a marca prevê a produção de mais 100 mil veículos por ano. Na prática, significa dizer que este aumento equivale a uma nova fábrica. Com isso, a capacidade produtiva atingirá um volume de 383 mil carros anualmente.
	
	Além disso, o aporte prevê a criação de um novo centro de engenharia, um centro de treinamento e mais uma área para a logística. Para todas essas operações, 1.000 novas vagas serão criadas, além das 1.000 contratações que estão sendo realizadas neste ano, totalizando mais 2.000 novos postos de trabalho ao longo deste ciclo de investimentos. “A Renault do Brasil está entre as prioridades na estratégia de crescimento mundial da marca, devendo se tornar o segundo maior mercado do Grupo Renault até 2013”, afirma Carlos Ghosn.
"Serão 2 mil empregos a mais quando o novo complexo estiver concluido, o que representa um veículo por minuto. Além disso, para cada emprego direto, outros seis serão gerados. Com isso, dá para imaginar os benefícios deste que é o maior investimento no Brasil no momento", afirmou Richa.
Centro de engenharia
O novo centro de engenharia irá reforçar a capacidade de desenvolvimento no Brasil que hoje já conta com mais de 600 engenheiros que fazem parte do Renault Tecnologia Américas (RTA). Instalado em 2007, o RTA tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.
	“Em um mercado altamente competitivo como é o brasileiro, a Renault está comprometida com a oferta de veículos que correspondam às legítimas expectativas de nossos clientes e trabalha firme para consolidar-se cada vez mais como uma marca próxima e confiável”, afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil.
	
	A Renault está localizada em São José dos Pinhais (PR), onde fica o Complexo Ayrton Senna, que reúne as três fábricas da marca no Brasil – veículos de passeio, veículos utilitários e motores. Vale ressaltar que a Renault dispõe, ainda, do Renault Design America Latina (RDAL), responsável, por exemplo, pelo design do Novo Sandero. O RDAL foi o primeiro estúdio de design da marca no continente americano, que colocou o Brasil no seleto grupo de países escolhidos pela Renault para a abrigarem seus centros de criação nesta área.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            