01-10-2011
Brasil bate Cuba novamente e decide vaga em Londres contra Argentina.
01-10-2011 Fonte: Gazeta esportiva net
A Seleção Brasileira feminina de basquete está a uma partida das Olimpíadas de Londres-2012. O time nacional bateu, nesta sexta-feira, Cuba por 66 a 53, em confronto válido pela semifinal do Pré-Olímpico de Neiva, na Colômbia. Foi o quinto triunfo sobre as caribenhas em setembro. As anteriores foram em dois amistosos e nos dois encontros pela Copa Pitalito.
Invicto no torneio, o Brasil começou o duelo melhor. No entanto, as oponentes não deixaram a vantagem alargar muito. Desta forma, o primeiro tempo terminou em 24 a 16.
Nos dez minutos seguintes, os dois quintetos pecaram na hora do chute. Mesmo assim, a equipe nacional (que chegou a liderar por 14 pontos) permaneceu no comando do placar.
O principal trunfo do time verde-amarelo no primeiro tempo, que teve fim por 38 a 26, foi a marcação. Em vários lances as cubanas foram forçadas a arremessar ou simplesmente tiveram a bola roubada pelas brasileiras.
O Brasil voltou mal do intervalo, demorou a se achar e deixou as caribenhas encostarem no marcador. Coube então à experiente Adrianinha entrar em ação. Ágil nos rebotes e nas assistências e eficiente nos arremessos, a armadora (que terminou com um double-double, com direito a 12 assistências e 13 rebotes) recolocou o Brasil, que foi ao período derradeiro com 11 pontos de vantagem, no jogo.
Apesar da tentativa desesperada de Cuba em diminuir a diferença no último período, as brasileiras mantiveram a cabeça no lugar e consumaram o triunfo com autoridade: 66 a 53.
Na decisão, o Brasil brigará pela vaga olímpica com a rival Argentina, a qual também não perdeu no certame. O embate de invictos, assim como a disputa do terceiro lugar, será no sábado. As hermanas superaram na semi o Canadá por 61 a 59. A cesta derradeira entrou a dois segundos do estouro do cronômetro.
A final ainda repetirá o Pré-Olímpico masculino. Na ocasião, os albicelestes levaram a melhor. Contudo, como o torneio entre os homens dava duas vagas, o Brasil também assegurou presença nos Jogos Londrinos - interrompendo um hiato de 16 anos.