30-09-2011
Aberto encontro de formação de Grêmios Estudantis.
30-09-2011
	O prefeito de Campo Largo Edson Basso, abriu na tarde de Quarta-feira (28) a 3ª etapa do Projeto de Formação dos Grêmios Estudantis nas Escolas Públicas do município. O Projeto é coordenado pelo Orçamento Participativo (OP) administrado pelo vice-prefeito Dante Vanin. Além da presença do prefeito e do vice-prefeito, o encontro teve a participação do Presidente da Câmara Municipal Joslei Andrade, do vereador Airton Roberto Vaz da Silva (Betinho), além de secretários e representantes de secretarias, professores, funcionários das escolas e toda a equipe do OP.
	O Projeto foi iniciado em 2009. Nesta etapa, participaram mais de 50 alunos e alunas representantes das Escolas Públicas de Bateias (Colégio Estadual Otalípio Pereira de Andrade), Ferraria (Colégio Estadual Professora Edithe) e Jardim Social (Colégio Estadual João Ferreira Küster), bem como participantes do município da Lapa (Colégio Estadual Contestado). O vice-prefeito, Dante Vanin, que participou da oficina, defende a criação dos Grêmios Estudantis em todas as escolas: “O Grêmio Estudantil deve ter compromisso com todos os alunos da escola, buscando sempre parcerias com todas as pessoas que participam da mesma, pois só assim o Grêmio estará atuando verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade”.  
	Oficinas - Serão aplicadas mais quatro oficinas com os alunos inscritos e indicados por suas escolas. Cada oficina terá um tema específico para estudo e debate. Os próximos temas, datas e horários são os seguintes:
	05/10 - Quarta-feira - Oficina 2 - “O que são Direitos Humanos. Direitos Humanos e Educação.”                                                                                                                          
	10/10 - Segunda-feira - Oficina 3 - “A importância da Cidadania Participativa”; ” Democracia: O que é, para que e para quem? “Democracia na escola: a importância e o papel do Grêmio Estudantil.”
	19/10 – Quarta-feira - Oficina 4 - “Preparando a fundação do Grêmio Estudantil: O Estatuto, preparação da Assembleia Geral e a preparação do processo eleitoral.”     
	26/10 - Quarta-feira - Oficina 5 - “Planejamento para uma boa gestão.”                         Os encontros acima mencionados acontecerão no Auditório da Prefeitura Municipal de Campo Largo, das 13h às 17h. A 4ª Etapa de Formação será em Três Córregos, com as escolas do interior do município.
	Formação  -  A Coordenadora do OP, Programa responsável pela Formação, Christina Minuzzo, afirma que o objetivo principal deste Projeto de Formação Estudantil, que teve, nas etapas de 2009 e 2010, mais de 220 alunos participantes, é de estabelecer um processo de aproximação e, consequentemente, de maior integração, fortalecimento e formação para alunos e alunas que desejam construir, em cada escola pública, um espaço democrático de vivência e convivência. Para isso – conclui Christina - é necessário que se construa um sentimento de coletividade e que todos estejam sintonizados num mesmo caminho: a formação de um Grêmio autônomo, e, consequentemente, de uma escola democrática e participativa, com a comunidade escolar trabalhando, unida, na mobilização de toda a escola.
	Palestrante - O Professor Samuel Antonio da Silva, diretor do Colégio Contestado, foi o palestrante desta primeira oficina sobre o que é um Grêmio Estudantil e qual sua função social -  explica que o Grêmio Estudantil é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar, como na comunidade.
	O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e luta por direitos. Samuel, que fez seu mestrado na UFPR com a temática Juventude, afirma que um dos seus principais objetivos de um Grêmio Estudantil deve ser contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades da escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que os alunos tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção de regras dentro da escola. Para ele, um Grêmio pode promover desde festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade de ensino.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            