23-09-2011
No próximo dia três de Outubro o Centro de Educação Infantil Mariinha (Creche Mariinha), comemora 35 anos de fundação. O aniversário será festejado neste Sábado (24), com um bolo gigante e muita alegria das crianças, pais, professores, funcionários, diretores e convidados. O CEI Mariinha é o maior Centro de Educação Infantil de Campo Largo, com mais de 240 crianças.
A instituição é mantida pela Federação Espírita do Paraná, com apoio da Prefeitura Municipal, e recebe ajuda dos de pais, voluntários e do Comércio e Indústria locais. A Creche Mariinha, como é conhecida, é o centro de maior procura por pais e mães que, para trabalhar, precisam deixar seus filhos em um local seguro que, além dos cuidados e carinho, lhes transmita os primeiros ensinamentos.
A demanda é grande, com "fila" de espera com mais de 100 crianças, cujos pais gostariam de matrículas na Creche Mariinha. A demanda é explicada pelo carinho e pela dedicação da equipe às crianças e pelos resultados. Aos seis anos muitas das crianças saem da creche sabendo ler e escrever corretamente, facilitando o seu aprendizado, nos primeiros anos do Ensino Básico.
Na Mariinha, além do carinho e dos cuidados, as crianças recebem alimentação balanceada completa, com café da manhã, almoço e lanche da tarde. Muitas das crianças mais carentes ainda levam para casa, inclusive alimentos para o jantar. As famílias que não têm condições de sustento, recebem também cestas básicas, importante um trabalho social característico das instituições espíritas.
A Mariinha já viu passar pelas suas salas, mais de 2.700 crianças, muitas das quais são, hoje, empresários, profissionais liberais e políticos. Muitos ex- alunos têm hoje, na Mariinha, o lugar de abrigo dos filhos, enquanto estão no trabalho.
As responsáveis por todo esse sucesso, são três mulheres abnegadas da nossa sociedade: Lolari Portugal Caneparo, sua irmã Magali e a filha dela, Andrea Sanches. Elas tratam as crianças da Mariinha como se fossem seus filhos, sendo, por isso, credoras de toda a admiração e do agradecimento da sociedade campo-larguense.