Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 04:50:30
Geral

Meio Ambiente

16-09-2011

Qualidade de vida dos campo-larguenses depende da preservação do Meio Ambiente

Meio Ambiente

16-09-2011

Campo Largo é um dos municípios com melhor qualidade de vida da Região Metropolitana de Curitiba. Rios e florestas preservados, bons índices de preservação ambiental, agricultura orgânica em expansão, coleta seletiva de lixo em 100% da área urbana, parques e arborização urbana com espécies nativas, são algumas das características ambientais da cidade.
Estas também são algumas das principais preocupações da Secretaria Municipal do meio Ambiente, que tem à frente o advogado Fabiano Luiz Andreassa (37), campo-larguense de família tradicional, que sonha com uma cidade ambientalmente auto-sustentável, exemplo de respeito ao Meio Ambiente. Segundo Fabiano, esse patrimônio está sendo protegido, hoje, para que possa ser utilizado pelas futuras gerações.

Política
Primeiro suplente de vereador pelo PSB, Fabiano diz que entrou para a política porque acredita que através desse instrumento tem condições de contribuir para a construção de uma cidade melhor. Seu pai Luiz Andreassa foi vice-prefeito e ele aprendeu em casa exemplos de realizações política em benefício da cidade. No final do ano passado, após passar pela Advocacia do Município, Fabiano foi convidado pelo prefeito Edson Basso para assumir a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
"Nós reestruturamos a Secretaria, com objetivo de torná-la mais eficiente. Temos um quadro de funcionários muito enxuto, mas altamente profissional, com biólogo, analista florestal, analista ambiental, fiscais, todos, de excelente nível técnico", explica, adiantando que "uma das nossas principais preocupações, é com a fiscalização, que precisa ser atuante e estar presente em tosos os locais. Mas a fiscalização também é preventiva, objetivando impedir a ocupação irregular de áreas de proteção ambiental".

Projetos
Desde que assumiu a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no início do ano, Fabiano procurou trabalhar os projetos, os já existentes e os novos. Junto com a sua equipe, ele conseguiu emplacar duas campanhas ambientais importantes para a cidade, a de recolhimento do óleo lubrificante usado e o do óleo de cozinha. "Estamos trabalhando, ainda, no projeto de recolhimento e reciclagem das lâmpadas e para baterias", explicou.
Outro trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo, é a da substituição de árvores exóticas por árvores nativas, nas ruas, praças e parques da cidade. "É um trabalho que começou em 2005, com o secretário Paulo Cosmo, que estamos dando continuidade, fazendo em etapas", disse ele.
Fabiano destaca, ainda, o trabalho que vem sendo desenvolvido no Parque Cambuí, com a reforma do casarão, a reforma da casa menor, a construção do Centro de Esportes, a pista de atletismo e demais melhorias que deverão estar concluídas no final do ano. "Vamos poder entregar à população, um dos melhores, senão o melhor parque da Região Metropolitana de Curitiba, cujos equipamentos poderão ser utilizados por toda a população e, principalmente, pelas escolas, que terão, no complexo esportivo e na pista de atletismo, uma excelente ferramenta para fazer de Campo Largo um Centro de Excelência de Atletismo", disse.
APAs
Outra grande preocupação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é relacionado às áreas de Preservação Ambiental, como as APAs do Passaúna e do Rio Verde. "São áreas onde é restrita a ocupação, e isso é bom, porque nos ajuda no trabalho de defesa do Meio Ambiente. Mas existem questões que podem e devem ser discutidas, porque o Município necessita de área para a implantação de indústrias. Nossas indústrias, por esse motivo, são limpas, não geram passivo ambiental, não poluem os mananciais", explicou.