21-07-2011
Atlantis faz seu último pouso e finaliza a era dos ônibus espaciais
21-07-2011 Fonte: R7 Notícias
O ônibus espacial Atlantis pousou na Terra em segurança na manhã dessa quinta-feira (21) depois de permanecer praticamente 13 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), segundo a Nasa.
O desembarque ocorreu por volta das 06h57 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos. Desde o começo da missão, em 8 de julho, até o parar das rodas, foram 12 dias, 18 horas, 28 minutos e 50 segundos, nas contas da Nasa.Antes, os quatro tripulantes foram acordados com a canção patriota God Bless America (Deus Abençoe a América), considerada um hino americano não oficial.
Ainda segundo a Nasa, uma coletiva de imprensa está prevista para às 11h (horário de Brasília) de hoje, com Bill Gerstenmaier, administrador de operações espaciais, Bob Cabana, diretor do Centro Espacial Kennedy, Mike Moses, gerente de integração de lançamento do ônibus espacial, e Mike Leinbach, diretor de lançamento da nave.
Chris Ferguson, Doug Pilot Hurley, Sandra Magnus e Walheim Rex, os tripulantes da nave, entregaram mais de 9,4 toneladas de peças e equipamentos de reposição e outros suprimentos armazenados no módulo pressurizado Raffaelo, que havia viajado para a estação internacional carregando 1,3 tonelada de alimentos para abastecer a tripulação permanente de seis pessoas na ISS com produtos de necessidade básica por um ano.
Na quarta (20), a tripulação treinou a aterrissagem por meio de um programa de computador e checou as sistemas de funcionamento da nave. Na véspera da aterissagem, Tony Ceccacci, que estava no controle da missão, comemorou o trabalho realizado.
- Como costuma se dizer, todas as coisas boas chegam ao fim. Para mim foi uma jornada incrível em uma magnífica máquina voadora. É hora de comemorar esse feito incrível e estamos ansiosos para o futuro.
Esse é a último voo do ônibus espacial Atlantis, que foi lançado em 8 de julho, na Flórida. A viagem colocará fim à era da atual frota de ônibus espaciais. Ao longos dos 13 dias na Estação Espacial Internacional, a nave transportou uma tripulação de quatro astronautas.
A Atlantis se desacoplou da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) nesta terça-feira (19).
O principal objetivo da missão foi abastecer a ISS com alimentos e equipamentos contidos no módulo pressurizado Raffaelo, retirado na segunda-feira (11) do navio espacial mediante o braço cibernético da estação.
Na terça-feira (12), os astronautas do Atlantis começaram a descarregar o Raffaelo para, no retorno, carregar toneladas de dejetos e equipamentos que já não são necessários na ISS para retorná-los à Terra. Com o retorno do Atlantis à Terra, a era dos ônibus espaciais americanos terá terminado.
O envio a museus dos três ônibus que restam da frota inicial de seis (o protótipo Enterprise nunca voou, outros dois foram perdidos em catástrofes: o Challenger em 1986 e o Columbia em 2003, com um saldo total de 14 mortos) deixará os Estados Unidos sem transporte orbital para seus astronautas.
O país dependerá então das naves russas Soyouz até que a Nasa construa um novo modelo espacial.
A ISS, um projeto de R$ 158 bilhões (US$ 100 bilhões) no qual participam mais de 15 países, é financiada principalmente pelos Estados Unidos, e foi construída entre 1998 e 2010, envolvendo cerca de 30 voos de nave espacial.
A estação pesa mais de 408 toneladas e oferece um espaço habitável equivalente ao de um avião Boeing 747.