15-07-2011
Em 1962 aconteceu o 15º Campeonato Campolarguense promovido e patrocinado pela Liga Regional de Futebol Campolarguense com a participação de muitas equipes dentre elas o Fanático, Internacional, 18 de Copacabana, Corcovado (Balsa Nova), Renascença (Porto Amazonas), Juventude, Ipiranga (Palmeira), Campo Comprido, São Manoel, Araucária e Agremiação Esportiva Porcelana Steatita.
Depois de dois turnos jogaram todos contra todos e conforme regulamento o campeão do primeiro turno e do segundo turno decidiam o título de campeão. O Internacional foi o campeão do primeiro turno e a Steatita foi campeã do segundo turno, e a decisão foi em dois jogos.
No primeiro jogo no então campo Fritz Erwin Schmidt no Itaqui o mando foi do Steatita e o resultado um empate em um gol.
No segundo encontro no então estádio José Pedro Caropresso, onde está atualmente o Centro Educacional Antonio Cicarino Pereira (Professor Tito), o time vermelhinho do Itaqui conseguiu a vitória por 3 X 2 gols do Nininho (Valdecir Nassar) e assim a conquista brilhante do título.
Também na categoria Aspirantes (2º quadro) a Steatita foi campeã e no dia 20 de Janeiro de 1963 foram entregues as merecidas faixas como mostra a foto que está ilustrando e deu origem a esta matéria e que pertence ao álbum de recordações da Luzia Stoco Brainta.
Estão na foto Marcos, Rui (de saudosa memória), Leite, Garrincha, Nininho (o grande artilheiro), Dito, Lauro (Agachado está o Dicezar, filho de Lauro), Iank, Odair, Cravinho, Almir (Pirão de saudosa memória), Carlinhos (de saudosa memória), Juca Chaves, (Egídio Zatera), Luiz Carlos Rachinski, Chiquinho (Francisco Ferreira do Santos), Durvalino Padilha (de saudosa memória) Mingo Stroparo, Vicente Brainta (de saudosa memória), Juca Magaton (de saudosa memória) Alceu Perussolo (de saudosa memória), Zaneti, Sabará (Antonio Campos de saudosa memória), Jorge, Augusto Camilo e na frente seu filho.
Foi uma grande festa que contou com todos da diretoria da Steatia na liderança do grande patrono e presidente de honra Sr. Fritz Erwin Schmidt (Frederico) e presidente da Agremiação Sr. Renato Hoft, Ary Paulino Chemim, Humberto Ney Guirald, Agostinho Setti e outros mais.
São passados exatamente quarenta e oito anos, ficou a foto e com ela muita saudade de todos que nela estão e vivem e também dos falecidos.
Um agradecimento especial a Sra. Luzia Stoco Brainta e também para a filha Luziane pelo empréstimo da foto.