Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 01:58:29
Política

Vantagem de Fruet no Paraná Pesquisas é maior que no Ibope

Vantagem de Fruet no Paraná Pesquisas é maior que no Ibope

04-05-2011

Se a Pesquisa Ibope/CBN, que indicava a vantagem de 11 pontos para Gustavo Fruet (PSDB) sobre Luciano Ducci (PSB) em um cenário com quatro pré-candidatos (DR. Rosinha - PT - e Rafael Greca - PMDB também constavam entre as opções de voto) já foi motivo de pressão sobre o PSDB do Paraná, o levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira pelo jornal Gazeta do Povo, que considera outros pré-candidatos, só deve aumentar essa pressão.

Em um dos cenários apresentados pela Paraná Pesquisas, considerando o deputado federal Ratinho Júnior (PSC) e a senadora Gleisi Hoffmann (PT) também na disputa, Fruet mantém a liderança, com 24,6% e o atual prefeito é apenas o quarto colocado, com 12,4%, atrás de Ratinho, 21,7% e da senadora petista, 15,7%. Também aparecem na pesquisa Rafael Greca (PMDB), com 5,7% e Fábio Camargo, hoje no PTB (5,5%).

Quando o candidato petista é Dr. Rosinha, Ducci sobe para a terceira posição, mas fica 13 pontos atrás de Gustavo e cinco de Ratinho Júnior. Rosinha fica em último, com 3,3%. Os números são muito semelhantes ao cenário com Tadeu Veneri como candidato do PT. O petista tem 1,7%, e os demais candidatos oscilam pouca coisa.

Quando Ducci ou Fruet são retirados da disputa (também sem Gleisi Hoffmann), a disputa fica polarizada com Ratinho Júnior. Sem Ducci, Fruet venceria o candidato do PSC, hoje, por 38,2% a 30,3%. Já sem Gustavo, haveria empate técnico entre o deputado federal (30,7%) e o atual prefeito (29,2%).

Encomendada pela Gazeta do Povo, a pesquisa ouviu 885 eleitores entre os dias 28 de abril e primeiro de maio. A margem de erro é de 3,5%.

A pesquisa coloca contra a parede o grupo de tucanos que defende a manutenção da aliança com o prefeito Luciano Ducci. Além de obrigá-los a ter de defender a tese de abrir mão da candidatura do líder em todos os cenários pesquisados os números mostram que mesmo sem Fruet na disputa a reeleição do prefeito não é garantida. Se considerada ainda que uma das alternativas de Gsutavo Fruet, caso não consiga viabilizar sua candidatura pelo PSDB, é aceitar um convite de PSC e disputar a eleição ao lado de Ratinho Júnior, vice-líder nas pesquisas, o PSDB poderia estar abrindo mão de um candidato e ajudando a montar uma chapa adversária fortíssima.

Fonte: Paraná Online