28-12-2010
O vice-presidente José Alencar voltou a apresentar hemorragia na região abdominal entre ontem e hoje e permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, Alencar deve ser submetido a um novo procedimento nesta terça-feira (28), após as 14h. O vice passará por uma asteriografia, que examina os órgãos internos para localizar o ponto do sangramento.
O médico oncologista Paulo Hoff informou nesta terça-feira (28) que Alencar tem pequenas hemorragias intestinais não contínuas, que persistem.
- O sangramento não é de grande monta, como foi no dia que ele foi internado (na quarta-feira), mas, infelizmente, está bastante claro que esse sangramento persiste. Ele para e recomeça. Obviamente, não é uma situação ideal. Estamos trabalhando para que a interrupção desses sangramentos seja permanente.
O médico oncologista afirmou ainda que o exame é feito num equipamento especial, muito parecido com o de cateterismo cardíaco.
- Ele engloba tanto um procedimento invasivo nas artérias, como de imagem. Não chega a ser uma cirurgia, mas é invasivo.
Hoff negou que o procedimento seja arriscado e disse que o último sangramento no vice-presidente foi diagnosticado na manhã de hoje. O médico disse também que ele receberá hoje mais uma transfusão de sangue e que não há previsão para saída da UTI.
- Nem sempre se consegue localizar o ponto exato do sangramento, mas, se isso for possível, há possibilidade de se fazer um procedimento para estancá-lo, imediatamente.
Hoff disse que não há previsão de Alencar deixar a UTI e explicou que a equipe decidiu fazer o exame "num momento seguro". Segundo ele, o vice está bem, está lúcido e está conversando.
Assim como outros médicos da equipe, Hoff disse que, no momento, Alencar não tem condições de participar da posse da presidente eleita Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer, no sábado. O médico, contudo, não excluiu a hipótese.
- Eu disse, anteriormente, que vamos fazer uma avaliação até o último minuto, pelo desejo muito grande do vice-presidente de participar da posse. Mas, nesse momento, ele não tem condições.
Ontem, Alencar passou por hemodiálise e seu estado era considerado estável, mas delicado. Ele está internado na UTI desde a última quarta-feira (22), onde se recupera de uma cirurgia de emergência para corrigir uma hemorragia digestiva grave.
O procedimento cirúrgico, o 17º ao qual Alencar foi submetido na luta que trava há mais de 13 anos contra um câncer na região abdominal, não conseguiu estancar a hemorragia, controlada por meio de remédios. Na sexta-feira (24), o vice apresentou um novo sangramento, que foi tratado.
As equipes médicas que acompanham o vice-presidente são coordenadas pelos professores doutores Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes, Roberto Kalil Filho, Paulo Ayroza Galvão, Yana Novis, David Uip e Miguel Srougi.
Fonte: R7 Notícias