24-12-2010
O empresário e 2.º suplente de Requião, Luiz Guilherme Gomes Mussi, 57 anos, foi preso em Londrina.
24-12-2010
O empresário e 2.º suplente do senador eleito Roberto Requião (PMDB), Luiz Guilherme Gomes Mussi, 57 anos, foi preso às 19h de anteontem no aeroporto Governador José Richa, em Londrina.
Ele tentava embarcar em um voo da Trip Linhas Aéreas para Curitiba, que sairia às 20h, portando 25 munições de calibre 9 milímetros - que são de uso restrito das Forças Armadas.
As munições estavam em uma pequena caixa dentro da pasta de trabalho do empresário, e foram identificadas pelo equipamento de raio x do aeroporto. Mussi retirou a caixa da maleta, entregou para os seguranças e aguardou em uma sala até que funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) acionassem uma equipe do 5.º Batalhão de Polícia Militar.
Flagrante
Mussi foi encaminhado à 10.ª Subdivisão Policial e autuado em flagrante pela delegada Elaine Ribeiro. Por volta das 22h, o advogado dele, Walter Bittar, conseguiu a liberdade provisória do cliente.
"É um crime inafiançável, mas ele é réu primário, tem endereço fixo e a quantidade de munição era pequena. Foi ele mesmo quem a entregou. Alegamos para o juiz que a munição sem a arma não vale nada", explica o advogado.
Bittar ressaltou que Mussi tem arma registrada em casa, que aceita os calibres 380 e 9 milímetros. Mesmo tendo o porte, de acordo com o advogado, o empresário não anda armado.
"Ele não se recordava se tinha colocado as munições na pasta ou se alguém as guardou ali", afirma Bittar. Mussi responderá em liberdade ao processo por porte ilegal de munição de uso restrito e está sujeito a pena de três a seis anos de reclusão e multa, de acordo com a Lei n.º 10.826, de 22 de dezembro de 2003.
Política
Luiz Guilherme Gomes Mussi, em 2003, era secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e presidente do Jockey Clube. Na época foi registrada uma tragédia no local que deixou três mortos e mais de 40 feridos durante o show Unidos pela Paz.
Ainda no governo Requião, entre 2006 e 2008, Mussi foi secretário especial e presidente do Conselho de Desenvolvimento Industrial. Atualmente ele é diretor da Rede Mercosul de Comunicação, que coordena a Rádio Mix FM e o Canal 21, em Curitiba, e a TV Alvorada, em Colorado, região noroeste.
Fonte:ParanáOnline