Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 11:34:51
Opinião

Um bom sinal dos tempos

Um bom sinal dos tempos

23-12-2010

Campo Largo vive um novo bom momento da sua História. Como um ímã, o Município tem atraído, nos últimos anos, grandes investimentos industriais, gerando milhares de empregos, enquanto conquista obras públicas importantes para a melhoria da qualidade de vida da população. A consolidação do desenvolvimento industrial do Município já funciona, ele próprio, como um atrativo cada vez maior, para a instalação de novas indústrias. O processo, como uma bola de neve, tende a continuar positivo enquanto o País continuar com a sua economia estável e o processo de desenvolvimento crescente. Enquanto isso, multiplicam-se as obras públicas, com equipamentos novos, nas áreas de Saúde e Educação, principalmente, o que evidencia melhorias na qualidade de vida da população.
Existem muitas obras, ainda, a serem conquistadas pelo Município, porque a cidade é dinâmica e o próprio crescimento exige mais obras, mais equipamentos, mais serviços. A atração de novas indústrias, a geração de milhares de empregos, vai pressionar o crescimento populacional e, com ele, a necessidade de mais escolas, mais postos de Saúde, mais pavimentação de ruas, mais infra-estrutura, água, esgoto, energia elétrica. Se ontem nós precisávamos de um Terminal de Transportes pequeno, para cinco, dez mil pessoas/dia, hoje ganhamos um com capacidade para 20 mil passageiros/dia. Embora dimensionado para atender a cidade mais dez, 20 anos, ele já nasceu pequeno graças à expansão rápida, da população. Uma coisa que o Censo não mediu, a população flutuante, pessoas que residem em Curitiba e em outros municípios vizinhos, que vêm à cidade para trabalhar. Esse é um número pequeno, mas considerável da população, que mais cedo ou mais tarde acaba vindo fixar residência na cidade, mas que hoje infla as estatísticas de uso do Transporte Coletivo.
Na tarde desta quarta-feira (22), o governador Orlando Pessuti, num dos últimos atos oficiais do seu Governo, veio ao Município entregar a obra, o Terminal Integrado de Transportes. Apesar de terem entrado alguns ônibus, no ato de inauguração, entretanto, a operacão do terminal deve demorar, ainda, alguns dias. Há a necessidade de inspeção e vistorias dos órgãos que gerenciam o transporte público e a integração (Urbs e Comec). Mas a obra está aí, era uma necessidade urgente, para tornar a vida dos usuários do sistema um pouco menos complicada. Resta, agora, o efetivo funcionamento e o aumento do número de veículos à disposição do público.