Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 06:08:16
Geral

Uma trajetória digna de registro (Parte III)

Nos últimos anos a Escola Rural Municipal Professor Joaquim da Rocha Soares passou por uma fase de oxigenação de ideias, fazendo valer o refrão de que "nada é tão bom que não possa melhorar..."

Uma trajetória digna de registro (Parte III)

19-11-2010

Nos últimos anos a Escola Rural Municipal Professor Joaquim da Rocha Soares passou por uma fase de oxigenação de ideias, fazendo valer o refrão de que "nada é tão bom que não possa melhorar..."

Conduzida durante dois anos pela Diretora Juslei Beber Seguro, professora desde 1988 nessa instituição de ensino, figura reconhecida por seus talentos e habilidades diversas, teve como principal inovação desse período a 1ª Festa Comemorativa à Mães, com números artísticos, mensagens e direito a muita emoção. Juslei iniciou sua carreira docente com classes multisseriadas e embora não sendo professora especifica de aulas especiais, nunca deixou faltar em suas turmas o colorido e o brilho das tintas e pincéis.

Dando sequência ao belo trabalho de Juslei, a Diretora Ana Paula Simião Pinto de Mattos é quem dirige a Escola até o momento, tendo principiado o seu trabalho como diretora no início do ano passado, já com uma bagagem de alfabetizadora na referida escola. Preservando as inovações de sua colega de gestão, a sucessora Ana Paula repensou ainda a Festa do Dia da Criança, inovando a mesma com contratação de palhaços, camarim de pintura e máquina de algodão doce.

Uma benfeitoria conseguida por Ana Paula foi a aquisição de uma máquina de XEROX, que além de beneficiar a aprendizagem é de grande valia para uso da comunidade.

Também foi em sua gestão que se deu, através da
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Balsa Nova, a implantação dos livros didáticos da UNIBRASIL, subsídios tão importantes para o aprendizado dos alunos que, aliados à Proposta Pedagógica curricular da escola, veio a contemplar de forma mais específica a busca pelo conhecimento ilimitado. O reconhecimento da importância de tal beneficio foi endossado pelos pais da comunidade, presentes na reunião do último dia 11, onde a professora especialista Fátima Baltazar enfatizou a necessidade de uma interação plena no tripé ALUNO - ESCOLA - FAMÍLIA.

Também constam no rol de inovações da atual diretora, dois eventos até então inéditos na comunidade: o 1º Almoço Campeiro com Costela Fogo de Chão e apresentação do Grupo Folclórico do CTG Vinte de Setembro de Curitiba, a ser realizado no próximo domingo, dia 21 de Novembro e a "Noite do Pijama", onde os alunos irão dormir na escola no próximo dia 26 de Novembro. Este evento promete muita emoção e aconchego, desde o passeio de "lanterninha" até o "cineminha" com projeção de um filme infantil através de um multimídia. Isso tem dado o que falar em todas as turmas e causado grande expectativa até nas famílias.

Falando na comunidade familiar, não se pode deixar de destacar o apreço e a valorização depositada pelas famílias na figura dessas duas diretoras dos últimos tempos; sem dúvida alguma este reconhecimento comunitário aliado à jovialidade e dinamismo dessas mestras educadoras foram ingredientes vitais para que a educação ministrada nessa escola, quase centenária, jamais saia do prumo.

Na próxima e última reportagem dessa série, confira sobre alunos do passado que fazem sucesso no presente.