12-11-2010
Campo Largo dá mais um passo rumo à construção do Centro da Juventude. Uma obra que beneficiará cerca de 20 mil jovens que terão acesso ilimitado ao laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas multiuso praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo. Para isso a Prefeitura Municipal de Campo Largo manterá área superior a dois mil m2², localizada em frente escola Carlos Drumond de Andrade.
De acordo com a secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, o projeto é baseado em três pilares: cidadania, para organizar atividades que promovam a elevação da consciência política, e formação de lideranças juvenis; convivência, por se caracterizar como espaço de convivência, encontro e de pertencimento; e formação pelo elenco de atividades ofertadas que objetivam aprendizagem no âmbito das relações pessoais, do mundo do trabalho e da produção cultural.
Estas atividades foram escolhidas conforme o perfil dos jovens do município (idade entre 12 e 18 anos), analisados por pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), no dia 21 de Outubro. "O objetivo da sondagem foi de ouvir e conhecer o que a juventude espera e deseja ter no Centro", revela a secretária.
"O projeto arquitetônico e a proposta pedagógica do Centro da Juventude foram formatados para que o local não seja apenas um espaço onde se oferta serviços, mas que seja um ambiente de permissão para a juventude viver, conviver e aprender. O Centro da Juventude é um espaço de inclusão social, cultural e política", explica.