Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 08:13:06
Geral

Agricultores orgânicos

12-11-2010

Professores do IFPR acompanham reunião de agricultores orgânicos

Agricultores orgânicos

12-11-2010

O produtor rural Mário Krzyzanoski, do Botiatuva, recebeu em sua propriedade, na manhã da última segunda-feira, outros produtores orgânicos do Município e professores do Instituto Federal do Paraná. Eles discutiram, durante toda a manhã, assuntos técnicos sobre a produção de orgânicos e a implantação do curso de Agricultura Orgânica no campus do IFPR, em Campo Largo, já em 2011.

Mário levou os visitantes para conhecer a sua propriedade e a produção de morangos orgânicos, o carro-chefe da sua lavoura, além do cultivo de hortaliças, também orgânicas. O grupo, a maioria pertencente à Prodorgan - Associação de Produtores Orgânicos de Campo Largo, almoçou com a família de Mário e, após o almoço permaneceu ainda discutindo assuntos de interesse do grupo.

Incentivo

Participaram da reunião, além de professores do IFPR, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Lino Petry e técnicos da Secretaria. Lino destacou a importância em se fortalecer a agricultura orgânica no Município, lembrando que quase a totalidade das terras agricultáveis de Campo Largo estão em bacias e áreas de Proteção Permanente, onde é proibido a agricultura convencional. "E também é a agricultura orgânica, o futuro da produção do Município", acrescentou.

No encontro estava também a empresária Vera Abage, presidente da Prodorgan, que explicou: "Nós nos reunimos periodicamente, sempre na propriedade de um dos associados, para tratar de assuntos de interesse do grupo, as técnicas de plantio e as novidades no setor.
Esta oportunidade, com a presença dos professores do IFPR, foi importante, porque em 2011 o IFPR vai abrir o curso de Agricultura Orgânica, em Campo Largo, e as propriedades dos nossos associados estarão abertas para os estudos experimentos dos estudantes do IFPR", explicou.

Já em 2011, formandos do Curso de Agricultura Orgânica, do IFPR de Curitiba, deverão desenvolver estudos nas propriedades dos produtores orgânicos de Campo Largo, propor alteração nas propriedades, com o objetivo de melhorar a produção. Alguns estudante deverão, também, desenvolver suas teses de Conclusão de Curso, nessas propriedades.