12-11-2010
Trabalhador vítima de acidente com moto precisa de ajuda da população.
12-11-2010
Com graves sequelas de um acidente com moto, ocorrido no dia três de Outubro último, o trabalhador José da Luz Santos (35), casado, quatro filhos, está em estado vegetativo, sobre uma cama hospitalar, numa casa humilde, alugada, uma meia-água, sem banheiro nem divisórias, no Itaqui de Cima. Ele necessita de fraldas, leite em pó, e sua mulher e filhos, alimentos, roupas e dinheiro para comprar remédios.
Através da Rádio Onda Livre, o pedido do radialista Célio Vigilato foi atendido por ouvintes da emissora, que doaram uma geladeira e uma cesta básica. Mas a situação da família é muito grave, eles precisam de mais alimentos, roupas, as crianças têm dez, oito e seis anos (meninos) e a menina, três anos. José está muito magro e debilitado, não fala, mas parece entender o que a esposa diz; tem que trocar as fraldas pelo menos seis vezes por dia e só se alimenta por sonda.
Sequelas
O acidente aconteceu quando ele voltava para casa na garupa de uma moto, de um amigo, vizinho. Era domingo, três de Outubro, e ele tinha ido justificar o seu voto. A moto bateu em uma manilha, na margem da rua, na queda ele bateu a cabeça, sofrendo traumatismo crânioencefálico. Passou 28 dias no Hospital e foi liberado para prosseguir o tratamento em casa. Ganhou uma cama hospitalar e o tratamento de fisioterapia, com a ajuda da Prefeitura Municipal.
José não consegue se comunicar, senão muito pouco, com a esposa. Talvez ele não saiba, ainda, o que lhe aconteceu e qual a sua real condição de saúde. Faz sete meses que ele veio para Campo Largo, após abandonar a terra natal o município de Pitanga, região central do Estado, onde trabalhava com a produção de Bicho da Seda.
"Nós viemos para a região de Curitiba, porque a vida lá estava muito difícil", disse a esposa, Luana Melo Nunes (26). O casal conseguiu alugar uma casinha de madeira, nos fundos de uma propriedade na rua São Caetano, no Itaqui de Cima, distante alguns metros de pista Norte da BR-277. A casa, entretanto, não tem banheiro, que ele iria construir nesse final de ano.
José estava trabalhando em uma empresa, em Curitiba, para onde saía bem cedo, e voltava à noite, de carona com um vizinho, que trabalha na mesma empresa. Foi nessa motocicleta que ele, de carona, sofreu o acidente. O vizinho, também ferido, já foi liberado e voltou a trabalhar, mas José está inválido, sobre uma cama. Do acidente, o que se tem que lamentar é o que uma manilha estava fazendo na margem da rua.
Socorro
José e a sua família contam, agora, com a solidariedade da população. Toda ajuda em alimentos, roupas e material de construção, serão bemvindos, porque a casinha onde ele mora precisa ser adaptada para que ele tenha uma melhor condição de vida.
A família já está providenciando receber os recursos do DPVAT, mas não sabe quando e qual o valor que terá direito. Talvez dê para voltar para Pitanga, para mais perto dos parentes. As necessidades deles são urgentes. Quem puder ajudar, a esposa dele, Luana, atende pelo telefone 8518-8749.