10-11-2010
O calote dos consumidores brasileiros teve queda de 7,54% no mês de outubro, na comparação com o mesmo período de 2009. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10) pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Na relação com setembro, no entanto, houve aumento de 1,24 %. No acumulado do ano (de janeiro a outubro), a queda na inadimplência foi de 2,15 % na comparação com o mesmo período do ano passado.
A queda da inadimplência foi acompanhada pelo aumento de consultas ao SPC, o que indica um maior volume de vendas. Em outubro, as consultas cresceram 8,93% na comparação com outubro do ano passado e ficaram estáveis (leve queda de 0,11%) na comparação com setembro. No acumulado do ano, a elevação foi de 8,27%.
Em pesquisa divulgada hoje, a empresa de análise de crédito Serasa Experian mostrou que a inadimplência cresceu 1,8% na comparação com setembro e 16,9% na comparação entre outubro deste ano e o mesmo mês do ano passado.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o grau de endividamento do consumidor, que já está alto, e o comprometimento maior da renda com dívidas, principalmente nas compras para o Dia das Crianças, contribuíram para a elevação do índice em outubro.
- Com o crescimento recorde do emprego formal, uma parcela maior de brasileiros receberá 13º salário, o que deve levar muitas pessoas a regularizarem suas dívidas neste final de ano. Assim, a inadimplência do consumidor tende a se estabilizar até o início de 2011.
Fonte: R7 Notícias