Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 01:22:00
Geral

Copa de 2014

05-11-2010

Capital da Louça fará parte da rota turística da Copa de 2014

Copa de 2014

05-11-2010

O Brasil irá sediar a vigésima edição da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, que acontecerá entre os meses de junho e julho de 2014. Curitiba é uma das 12 cidades selecionadas para sediar os jogos no Brasil.

Para aproveitar esta oportunidade, o Ministério do Turismo em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Associação de Cultura Gerais (ACG) criaram o "Projeto de Produção Associada ao Turismo". Foram selecionados 12 municípios brasileiros que possuem no máximo 100 Km de distância em torno das cidades sede dos jogos para que seja desenvolvido e aperfeiçoado o turismo com foco na produção associada. Campo Largo é o município escolhido no Paraná.

A coordenadora do Departamento e Turismo de Campo Largo, Fabiane Bergmann acredita que o principal motivo para a escolha do município seja a produção de cerâmica. "Campo Largo possui um grande potencial turístico que poderá ser divulgado", aponta.

A capital da louça pode desenvolver até quatro produtos turísticos, estes foram pré definidos em conjunto com empresários que já fazem parte da rota do turismo campo-larguense. A ideia é ampliar as visitas nas indústrias de cerâmica, proporcionando ao turista a oportunidade de conhecer o processo da produção da louça. "Para que as pessoas visualizem e vivenciem a produção, levando experiência para casa" - explicou Fabiane.

Outro produto é o Museu do Mate, "pretendemos acrescentar a ele um grupo nativista com apresentação de prosa, uma roda de chimarrão, isso é a cultura da erva mate, visitar o parque e ter contato com as histórias que ele representa", justifica a coordenadora do Departamento de Turismo.

O roteiro rural da localidade de Bateias e também o das colônias polonesas são os outros dois produtos turísticos do município a serem ampliados. Em ambos o turista poderá vivenciar um aspecto cultural das propriedades, por exemplo, a propriedade da empresária Célia Antochevis Souza é uma casa polonesa de aproximadamente 70 anos de história, localizada na Colônia Dom Pedro. Os turistas não só visitam o local, como também conhecem a cultura por meio das informações e da comida típica ofertadas.

"Eu conto a história da família, da casa. Turismo sem história não é turismo" - afirma Célia.

Os quatro produtos turísticos de Campo Largo incluídos no projeto serão incluídos em um catálogo que reunirá atrações dos 12 municípios brasileiros selecionados que será lançado no Salão do Turismo de 2011, em São Paulo.

Este evento é considerado o maior na área do turismo do país, pois apresenta o Brasil para os principais pólos emissores de turistas nacionais, que são os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

"O destaque será muito grande, para a divulgação do município será ótimo. Campo Largo já participou de outros salões [de turismo], mas nunca com esta visibilidade e a nível nacional" - comemora Fabiane.

O caderno "Proposta Estratégica de Organização Turística para a Copa de 2014" elaborado pelo Ministério do Turismo prevê a exposição do país em todo o mundo de forma incisiva nos próximos anos, "é interesse de todos aproveitar esta divulgação de forma positiva", aconselha.

Para o empresário campolarguense Valdir Luiz Singer, o projeto é importante para o município: "de certa maneira conscientiza até mesmo os empresários de que a cidade tem uma dinâmica turística", diz. Para ele, esta será uma oportunidade para se promover o turismo em Campo Largo.
"Vamos gerar vendas, gerar conhecimento, o que a gente precisa é da interação do poder público com a iniciativa privada, cada um precisa cooperar", conclui o empresário.