Neste último final de semana, na madrugada de sábado (03) para o domingo (04), a Seresta de Reis de Campo Largo completou sua 120ª edição, iniciando celebração à meia-noite, após as 12 badaladas dos sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, no Centro.
Conforme informações da organização, aproximadamente 130 pessoas participaram do cortejo, que iniciou na Igreja Matriz e se estendeu até a Casa das Irmãs da Sagrada Família, no evento da cultura popular que envolve fé, gratidão e música, encerrando as festividades natalinas.
Kátia Santos Gavron é coordenadora da Seresta de Reis há 15 anos, desde o falecimento de seu pai, o Jorginho cantor, coordenador anterior a ela, que dirigiu a tradição por 40 anos, e mencionou a importância de manter a tradição em Campo Largo, lugar único no Brasil onde o dia de Reis é celebrado no formato de Seresta e não de Folia. “Agradecimento especial a Deus e ao povo campo-larguense que prestigiou o evento, onde muitas pessoas participaram pela primeira vez, todas com uma energia contagiante. Algumas delas mencionaram terem gostado profundamente da Seresta de Reis e sua alegria, e esperam trazer novos integrantes para o ano que vem.”
Ela destacou a participação pela primeira vez dos instrumentistas André Manoel Chaves, na viola, Fábio Salgueiro, ao violão, e Lelo Batistel, com a gaita, eles apresentaram um repertório sacro e popular, que envolveu o centenário Hino dos Santos Reis de Campo Largo, bem como o Hino de Reis (Crioulo) e músicas de seresta brasileira e sertanejo de raiz.
Kátia também agradece o apoio e companhia de seu esposo Mário Gavron e a participação anual de Francisca Catarina Ribeiro, veterana da Seresta, assim como dos instrumentistas Maurício e Marcelo Santos, com seus cavaquinhos, e do senhor Eloir Seguro, cantando. “Neste ano os veteranos Hamilton Júlio, Arlete Júlio Portugal e João Carlos Netzel (o Carlito) não puderam estar presentes por motivos de saúde, mas acompanharam de longe com votos de sucesso e gratidão a Deus pelos 120 anos da Seresta de Reis”, comenta Kátia.
“Como coordenadora da Seresta venho a público agradecer à Paróquia Nossa Senhora da Piedade na pessoa do Pe. Luciano Tokarski que concedeu o espaço da Sede Paroquial para o ensaio com os músicos e cantores, à Congregação das Irmãs da Sagrada Família pela costumeira acolhida e enorme gentileza nas palavras da Irmã Madalena, à Cocel pela importante iluminação do local dos músicos, à Guarda Municipal que colaborou prontamente para que o ‘serviço fosse sem alteração’, e à imprensa que fez a divulgação e o registro de como foi o evento”, declara a coordenadora.
Enfatiza ainda que, em respeito à história e memória daqueles que iniciaram “tão bela tradição, seguimos esperançosos para que as futuras gerações possam manter esta cultura popular e centenária em nossa Campo Largo, com as bênçãos de Deus e dos Santos Reis”.
