Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 04:07:55
Geral

Cerca de 130 pessoas participaram da Seresta de Reis, que completou 120 anos em 2026

Cerca de 130 pessoas participaram da Seresta de Reis, que completou 120 anos em 2026

Neste último final de semana, na madrugada de sábado (03) para o domingo (04), a Seresta de Reis de Campo Largo completou sua 120ª edição,  iniciando celebração à meia-noite, após as 12 badaladas dos sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, no Centro. 
Conforme informações da organização, aproximadamente 130 pessoas participaram do cortejo, que iniciou na Igreja Matriz e se estendeu até a Casa das Irmãs da Sagrada Família,  no evento da cultura popular que envolve fé,  gratidão e música,  encerrando as festividades natalinas. 
Kátia Santos Gavron é coordenadora da Seresta de Reis há 15 anos, desde o falecimento de seu pai, o Jorginho cantor, coordenador anterior a ela, que dirigiu a tradição por 40 anos, e mencionou a importância de manter a tradição em Campo Largo, lugar único no Brasil onde o dia de Reis é celebrado no formato de Seresta e não de Folia. “Agradecimento especial a Deus e ao povo campo-larguense que prestigiou o evento, onde muitas pessoas participaram pela primeira vez, todas com uma energia contagiante. Algumas delas mencionaram terem gostado profundamente da Seresta de Reis e sua alegria,  e esperam trazer novos integrantes  para o ano que vem.”
Ela destacou a participação pela primeira vez dos instrumentistas André Manoel Chaves, na viola, Fábio Salgueiro, ao violão, e Lelo Batistel, com a gaita, eles apresentaram um repertório sacro e popular, que envolveu o centenário Hino dos Santos Reis de Campo Largo,  bem como  o Hino de Reis (Crioulo) e músicas de seresta brasileira e sertanejo de raiz.
Kátia também agradece o apoio e companhia de seu esposo Mário Gavron e a participação anual de Francisca Catarina Ribeiro, veterana da Seresta, assim como dos instrumentistas Maurício e Marcelo Santos, com seus cavaquinhos, e do senhor Eloir Seguro, cantando. “Neste ano os veteranos Hamilton Júlio, Arlete Júlio Portugal e João Carlos Netzel (o Carlito) não puderam estar presentes por motivos de saúde, mas acompanharam de longe com votos de sucesso e gratidão a Deus pelos 120 anos da Seresta de Reis”, comenta Kátia. 
“Como coordenadora da Seresta venho a público agradecer à Paróquia Nossa Senhora da Piedade na pessoa do Pe. Luciano Tokarski que concedeu o espaço da Sede Paroquial para o ensaio com os músicos e cantores, à Congregação das Irmãs da Sagrada Família pela costumeira acolhida e enorme gentileza nas palavras da Irmã Madalena, à Cocel pela importante iluminação do local dos músicos,  à Guarda Municipal que colaborou prontamente para que o ‘serviço fosse sem alteração’, e à imprensa que fez a divulgação e o registro de como foi o evento”, declara a coordenadora.
Enfatiza ainda que, em respeito à história e memória daqueles que iniciaram “tão bela tradição, seguimos esperançosos para que as futuras gerações possam manter esta cultura popular e centenária em nossa Campo Largo,  com as bênçãos de Deus e dos Santos Reis”.