Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 03:30:15
Opinião

Superbactéria é ameaça séria

Superbactéria é ameaça séria

22-10-2010

A descoberta da superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), que já matou várias pessoas em Brasília e chegou a São Paulo e Paraná, é a mais nova ameaça à saúde dos brasileiros. Ninguém sabe como combater esta ameaça que se desenvolveu em hospitais superlotados onde o uso de antibióticos é indiscriminado e descontrolado, e a falta de higiene campeia em meio a uma população que não segue as recomendações médicas e nem mesmo eles, os profissionais de saúde, lavam as mãos.

Fruto do descaso de governos que se preocupam mais em eleger seus companheiros do que efetivamente trabalhar para o desenvolvimento do País, a superbactéria pode estar ativa em milhares de pacientes de hospitais públicos paranaenses que, como os de Brasília, seguem o padrão ditado pelo Governo Federal. Como a KPC, a Dengue, a Malária, e uma série de outras doenças infecto-contagiosas, são apenas a ponta do iceberg da incompetência, da prepotência e da estupidez de um Governo que não sabe ao menos o que significa Governo.

Como a KPC, que ninguém sabe as dimensões do problema, o País está voando às escuras em várias outras áreas. A propaganda pública pinta um País imaginário, desenhado exclusivamente para fazer a colega da sala ao lado assumir o comando. Na área da Saúde, morrem pacientes nas filas, mas são unidades ultramodernas que figuram nas peças publicitárias, com uma "população" atendida melhor até do que em clínicas particulares. As estradas aparecem, na propaganda, lisinhas, como tapetes, mas a realidade é muito grave. Há estradas, e não são poucas, intransitáveis, mas o Governo esmera-se em mostrar que está dando dinheiro para ajudar nações pobres. Os aeroportos aparecem vigorosos, na publicidade, mas a realidade é um caos cada vez mais grave, enquanto se aproxima a Copa de 2014.

Onde está esse Brasil que aparece tão bonito, na campanha? Por que o Governo não aparece na Televisão para pedir desculpas à população, pela sua incompetência e pela falta de investimentos em Saúde, Educação, Segurança Pública, em Infraestrutura? Quando o Brasil e os brasileiros vão entender que Governo é coisa séria, que não pode e não deve, jamais, ser entregue em mãos incompetentes, de políticos sem formação, sem capacidade? Quando o Brasil vai entender que o político precisa ser um homem sério, honesto, capaz de dar a própria vida em benefício dos brasileiros, como fez Getúlio Vargas? Quando o Brasil vai entender que um presidente precisa nos representar com elegância, com dignidade e altivez, e não ser o "cara", que faz rir os presidentes de nações sérias? A continuarmos nesse rumo, nosso temor é que chegará o dia no qual teremos vergonha de sermos brasileiros.