Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 09:04:19
Geral

Proerd encerra atividades em 2025 com formatura de 450 alunos e arrecadação de uma tonelada de alimentos

Proerd encerra atividades em 2025 com  formatura de 450 alunos e arrecadação de uma tonelada de alimentos

Neste sábado, 26 de julho de 2025, foi realizada em Campo Largo a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia reuniu 19 turmas dos 5º anos do Ensino Fundamental, totalizando 450 estudantes, em evento realizado no Centro de Eventos Prefeito Emídio Pianaro Junior.
Ao longo do desenvolvimento do projeto neste ano, os instrutores responsáveis foram a cabo Eliane e o soldado Serafim, da Polícia Militar do Paraná, que atuaram em dez escolas da cidade. A solenidade foi encerrada com a tão esperada presença do Leão Daren. Para finalizar, “com chave de ouro”, todos cantaram e dançaram a tradicional canção do Proerd.
Durante o evento, houve ainda a participação de Eduardo Magaton, coordenador da Comunidade Gileade, ocasião em que foi realizada a entrega simbólica da doação de alimentos do Projeto Celeiro. A ação, organizada pelos policiais Eliane e Serafim, arrecadou aproximadamente uma tonelada de alimentos com o apoio dos estudantes do Proerd e de suas famílias.
O evento contou com a presença do prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem; do secretário municipal de Educação, Bruno Cézar; do presidente da Câmara Municipal, Alexandre Guimarães; e dos conselheiros tutelares Marcos Antônio dos Santos, Shana Zanlorenzi, Soeli Vandres Ribeiro e Rodrigo Sygel. Diretores, pedagogas, professores e familiares também participaram da cerimônia, celebrando esse momento especial com os formandos.
Também estiveram presentes o capitão José Eduardo Moraes de Sousa, representando o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária; o instrutor cabo Guilherme, caracterizado como o palhaço Azedo; o cabo Ferreira, responsável pelo cerimonial; e os instrutores cabo Jefersson e soldado Kuntze, que colaboraram na organização e na fotografia do evento.

O Proerd
Adaptado do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), o Proerd começou como projeto-piloto em sete escolas de Matinhos, no Litoral do Paraná há 25 anos. O programa é desenvolvido por profissionais de educação e de segurança pública e conta com dez lições educativas, passadas em salas de aula por policiais militares selecionados e formados em curso específico para aplicação do programa. Ele é direcionado a alunos das séries iniciais, quintos e sétimos anos do ensino fundamental.
O Proerd está vinculado ao Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC), unidade subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE).  Com o objetivo de oferecer às crianças e adolescentes lições que ajudam na tomada de decisões, tornando-as mais seguras e responsáveis, o Proerd já formou mais de 1,7 milhão de alunos em todo o estado, segundo dados do BPEC, segundo dados de 2021.