Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 08:59:48
Geral

Jornada Pedagógica marcou o início do segundo semestre letivo de Campo Largo

Jornada Pedagógica marcou o início do segundo semestre letivo de Campo Largo

Nesta segunda-feira (28), retornaram as aulas da rede municipal de ensino de Campo Largo e para melhor preparar os profissionais de educação, a Secretaria Municipal de Campo Largo realizou a segunda edição da Jornada Pedagógica 2025.

Durante todo o dia, aproximadamente 1.500 profissionais estiveram no Centro de Eventos Prefeito Emídio Pianaro Junior, quando participaram de palestras e apresentações culturais. Parte do programa de formação continuada da Prefeitura de Campo Largo, a qualidade da educação no município foi celebrada pelo Prefeito Maurício Rivabem.

“Percebemos o avanço da educação em Campo Largo, no crescimento não só quantitativo dentre os estudantes, mas também na qualidade dos nossos equipamentos, nossas escolas, com escolas reformadas, escolas novas e também na melhoria das condições para os nossos profissionais,” concluiu.

A primeira palestra nesta Jornada Pedagógica foi ministrada pelo Dr. Alexandre Ventura e abordou a gestão comportamental dos estudantes em sala de aula. Formado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal, e pela Universidade de Brasília, Ventura possui uma vasta experiência na área, com atuação nos Estados Unidos, França e Emirados Árabes Unidos, além da realização de palestras em mais de 20 países. Atualmente presta consultoria a organizações educacionais, formando professores e gestores escolares, além de realizar pesquisas na área de políticas públicas educacionais.

A jornada seguiu com as palestras do Secretário Municipal de Educação de Campo Largo, Bruno Cézar da Cruz; do doutor e mestre em Direito pela PUC-PR, além de promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Dr. Rafael Osvaldo Machado Moura; e da Pedagoga, advogada e especialista em Direito Educacional, Ângela Mendonça.

“A jornada pedagógica é mais que um encontro de educadores, é o compromisso renovado de transformar nossas escolas em espaços ainda mais acolhedores, criativos e inclusivos,” afirmou Bruno Cézar da Cruz. “Aqui alinhamos práticas, debatemos estratégias e fortalecemos ações que impactam diretamente a educação, de olho no futuro das nossas crianças.” 

Entre os profissionais da educação que participaram da Jornada Pedagógica estava a diretora da Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula, Daniela Mazur, que falou sobre o dia de aprendizado para aqueles tão acostumados a ensinar.

“Esse é um momento muito importante, muito relevante para que a gente volte nesse segundo semestre com mais conhecimento, com os profissionais levando esse aprendizado para a sala de aula e também seguindo o que a Secretaria Municipal de Educação nos proporciona,” declarou Daniela. “Nós, profissionais da educação, temos o conhecimento, mas também estamos a todo momento aprendendo e essa Jornada Pedagógica nos proporciona uma pessoa de Portugal, para nos mostrar também outras realidades, para a gente aprender com outras pessoas, porque é uma troca,” concluiu.