No próximo dia 07 de abril, será celebrado o Dia Mundial da Saúde, sendo essa uma data que nos convida a pararmos para prestar atenção às pequenas atitudes que temos em relação ao nosso próprio bem-estar no dia a dia, que promoverão uma vida mais equilibrada, feliz e longa. Este é um momento crucial para entendermos que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim o equilíbrio entre o corpo, a mente e o ambiente ao nosso redor.
É necessário compreender que a saúde não é apenas mais uma área da nossa vida, mas a principal, que irá nortear toda a nossa rotina diária e as nossas relações com o nosso próximo. Como seria possível cuidar do outro, se nós também estamos doentes? Priorizar a si mesmo, quando o assunto é saúde, jamais será um egoísmo, mas é ter ciência de que o autocuidado é uma responsabilidade pessoal, que também reflete em um bem-estar coletivo.
Por isso, investir em hábitos simples, mas poderosos, pode fazer toda a diferença no futuro, evitando doenças e melhorando nossa qualidade de vida. Uma alimentação saudável, com dieta balanceada, rica em nutrientes e pobre em alimentos ultraprocessados, não apenas previne doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos – considerados grandes males do século, mas também nos proporciona mais energia e disposição. Aqui podemos incluir a ingestão adequada de água diariamente, para manter o corpo bem hidratado e responsivo a todas as suas funções naturais.
Outro pilar fundamental para o cuidado com a saúde é a prática regular de exercícios físicos, embora esse ainda seja um desafio maior para quem vive no sedentarismo. É preciso ter consciência de que não é necessário ser um atleta para manter o corpo em movimento. Caminhadas, corridas leves, alongamentos e atividades cotidianas, como subir escadas, já contribuem para a saúde cardiovascular, fortalecem os músculos e melhoram a mobilidade. Manter-se inativo é uma porta aberta para várias doenças, como obesidade, doenças respiratórias, vários tipos de câncer e até impactar na saúde mental.
Com dias cada vez mais frenéticos, o sono e o descanso não podem ser subestimados ou esquecidos. Estudos comprovam que dormir mal ou por poucas horas compromete o sistema imunológico, aumenta o estresse e prejudica a capacidade de concentração e o humor. Busque também reservar momentos de lazer, praticar meditação ou simplesmente ter um tempo para si pode ser fundamental para manter o equilíbrio emocional também.
Da mesma forma, manter uma rotina de consultas periódicas ao médico, exames de rotina e vacinas são formas de detectar problemas de saúde ainda no início, quando o tratamento é mais eficaz e menos invasivo. Se necessário, não descarte também uma boa equipe multidisciplinar, que auxiliará na caminhada para uma vida mais saudável, como dentistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, e outras áreas da saúde.
Lembre-se que em um mundo onde as exigências diárias são intensas e as tentações de hábitos pouco saudáveis são inúmeras, o cuidado com a saúde começa nas pequenas escolhas, naquelas que são mais fáceis e vão se somando, tornando sua vida em algo que valerá muito mais a pena ser vivido.