Presente em Campo Largo desde o último dia 05 de março e em atendimento à população desde o dia 06, a Carreta da Inovação se despediu da cidade nesta segunda-feira (10), após atender cerca de 350 estudantes das redes municipal e estadual de ensino, além de vários campo-larguenses que puderam aproveitar as diversas oficinas, workshops e treinamentos oferecidos por ela.
A Carreta da Inovação é um projeto itinerante, que trabalha áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital para a população paranaense de maneira gratuita e aberta. O veículo é adaptado com salas de aula, mobiliário, televisores, computadores, serviço de internet por satélite com conexão Starlink, e outros equipamentos para uso durante as atividades.
Em Campo Largo, além da presença do Robô Marvin, da Celepar, o projeto contou também com demonstrações de impressora 3D e experiência imersivas com óculos de realidade virtual, cursos, oficinas e apresentações voltadas à inovação e tecnologia realizadas pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Campo Largo (IFPR), Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (ACICLA) e a Prefeitura Municipal de Campo Largo.
Nesta segunda-feira, para o encerramento das atividades, uma celebração com várias autoridades, entre elas o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Alex Canziani, estiveram presentes na Praça Getúlio Vargas, onde destacaram a importância de levar o conhecimento e a inovação para a sociedade.
“Queremos que cada um dos municípios tenha o impacto da inovação, fazendo o que aconteceu nestes últimos dias em Campo Largo, aconteça em outros locais também e se crie a cultura da inovação. Acredito que esta cidade está caminhando muito bem nesta área e o Governo do Paraná quer reafirmar esse compromisso de desenvolver cada vez mais, tornando a cidade e o estado cada vez mais inovadores”, destacou o secretário estadual Alex Canziani.
“Essa estrutura que tivemos em nossa cidade, acredito eu, que seja uma das melhores que já vi até hoje em nossa cidade. Parabenizo porque sei que fará uma diferença muito grande em nosso município e, principalmente, naquelas cidades que não têm a possibilidade de fazer uma estrutura dessa; isso melhorará muito a perspectiva das pessoas. Por aqui, tivemos mais de 350 jovens, estudantes e professores, além da população, que vieram aqui aprender um pouco mais, que com certeza são sementes plantadas. Quando idealizamos essa secretaria, pensamos nisso, que a inovação venha para Campo Largo e estamos conseguindo”, declarou em seu discurso o prefeito Mauricio Rivabem.
Em entrevista à Folha, o secretário ressaltou que quando esteve na cidade, ainda em 2024, percebeu que há uma vontade muito grande de ser inovadora, por isso, Campo Largo foi uma das primeiras cidades a receber a Carreta da Inovação, que foi lançada em janeiro deste ano. “Participei do Fórum de Inovação, no final do ano passado, e pude ver que há essa vontade muito grande de inovar, transformar cada vez mais a cidade, então a secretaria se tornou uma grande parceira. A Carreta da Inovação traz para a cidade uma série de cursos falando sobre inovação, despertando esse interesse nos jovens e nas crianças, mostrando que a ela não acontece somente nas grandes capitais ou grandes cidades, mas em cidades menores também é possível. Soluções fantásticas podem sair de cidades pequenas e transformar o Brasil e o mundo”, disse.
Presenças
Secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Alex Canziani; prefeito municipal de Campo Largo, Mauricio Rivabem; vice-prefeita Chrystiane Chemin; presidente da Câmara Municipal, Alexandre Guimarães; secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Parolin Teixeira; presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo – Acicla, Vinicius Spack; representante do Senac, Daniel Moro, representante do Sesc Jhonatan Dosc e representando o Sebrae, Fernanda Lopata. Estiveram presentes também vereadores, secretários municipais e demais autoridades.