Sabado às 15 de Fevereiro de 2025 às 07:29:01
Geral

60 pessoas envolvidas no Projeto Missão Calebe para ações voluntárias na cidade

60 pessoas envolvidas no Projeto Missão Calebe para ações voluntárias na cidade

Durante os meses de janeiro e fevereiro, cerca de 60 pessoas estiveram envolvidas no Projeto Missão Calebe, uma iniciativa voltada ao voluntário de serviço social e evangelismo, incentivando jovens adventistas a dedicarem suas férias para fortalecer congregações com foco no compromisso com Deus, igreja e comunidade. Em Campo Largo, a iniciativa foi lançada dia 11 de janeiro. 

“Já no dia 12 de janeiro tivemos a nossa primeira atividade, que consistiu na pintura de uma casa de um casal muito querido da congregação. Os jovens forraram piso, lixaram paredes e iniciaram com a pintura. Foi um dia muito divertido, com muitas risadas, serviço e conexão. No sábado seguinte, os jovens estiveram no bairro Francisco Gorski, realizando visitas aos lares daquela região, em duplas ou trios, conversando com os moradores, ouvindo as suas questões e orando com eles”, conta Gabriela Schroeder, líder distrital do departamento  de Jovens Adventistas de Campo Largo.

Ela comenta que os calebes foram reconhecidos por vários moradores da região, que já estão habituados com as ações realizadas por eles na comunidade, sendo ainda mais receptivos quando percebiam que se tratava de uma atividade que os envolvia. “Uma das equipes foi direcionada para a casa de uma idosa moradora do Gorski, que por ter diabetes e idade avançada, não pode limpar sua casa como gostaria. As calebes ficaram responsáveis por uma grande faxina. Ainda fizeram companhia para ela, visto que a senhora vive na casa com uma mulher adulta e deficiente mental e que exige bastante cuidados. 

Durante a campanha, foram celebrados dois batismos de rapazes envolvidos no projeto em si, que se sentiram impactados pelo movimento. “Tivemos uma ação dos calebes na região do distrito de Bateias, que auxiliaram na limpeza de um terreno, onde será construída a nova igreja da região. Apesar de cansativa, a atividade ajudou os jovens a entenderem a importância da união. Todos ficaram muito contentes por fazerem parte de um grupo e cumprirem sua parte na missão que foi designada. Engana-se quem pensa que somente a comunidade é transformada através das ações dos calebes. Os próprios jovens experimentam mudanças na sua forma de enxergar o mundo e se dispõem a cada vez mais oferecerem seu tempo em prol do próximo”, acrescenta.

Ela ressalta ainda que o Ministério Jovem se preocupa em envolver estas pessoas que são parte da comunidade, moldando jovens homens e mulheres para uma vida de voluntariado e dedicação na obra de Deus. “Enxergamos em cada pessoa, desde o mais vulnerável ao mais abastado, alguém por quem Cristo morreu, elevando sua espiritualidade e ampliando o conceito do amor ao próximo. A Missão Calebe é mais do que um evento pontual no calendário do Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mas é um estilo de vida”, finaliza. 

Neste último sábado (08), alguns jovens também realizaram doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Curitiba.