A Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), responsável pela distribuição de energia em Campo Largo, teve mudanças na sua presidência em 2025. A partir deste ano, quem assumiu a direção da instituição foi Rafael Rogiski, advogado, especialista em Direito Administrativo e com grande carreira na gestão pública. Sob a liderança do novo presidente, a Companhia tem pela frente o desafio de continuar a trajetória com foco em melhorias, otimização de recursos e trabalho e inovação tecnológica. Em entrevista à Folha, o presidente detalhou as ações em andamento e os projetos para o futuro da Cocel.
Rafael tem passagem pelas áreas de Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria Municipal de Administração e Governo, além de Procuradorias de Estado e Município. “Pretendo aplicar o que aprendi ao longo da minha trajetória para melhorar ainda mais os processos e o atendimento ao consumidor”, declara.
“A prioridade inicial da gestão é mapear a companhia e compreender os fluxos internos, identificando pontos de melhoria, tanto por meio do feedback dos consumidores, quanto pelas interações nas redes sociais. Estamos buscando sempre soluções mais eficazes e adequadas às necessidades do consumidor”, afirma Rafael, e completa dizendo que também fazem parte dos planos a digitalização de processos e a modernização dos sistemas de pagamento, como a inclusão de parcelamentos via cartão de crédito.
A Cocel atende atualmente cerca de 60 mil unidades consumidoras, e um dos principais desafios é garantir que a tarifa continue entre as mais baixas do país. Para isso, a companhia trabalha com a compra de energia no mercado livre, o que exige estratégias de aquisição assertivas. “A compra bem-feita é o segredo para manter a tarifa baixa. De maneira resumida, hoje há os geradores de energia, os transmissores e os distribuidores – onde a Cocel está. Por muitos anos, a companhia teve que comprar energia diretamente da Copel, o que era um processo mais simplificado, porém causava um impacto na tarifa. Desde 2019, a
Cocel compra energia em leilão em mercado livre. Por isso, é importante sabermos quando comprar e comprar a quantidade adequada. Vale destacar que no valor final da tarifa tem partes que a Cocel consegue gerenciar, porém em grande parte não. O valor da energia é somente repassado para o consumidor, sem lucro”, explicou o presidente.
Questionado sobre as primeiras ações, vislumbrando um período de seis meses, destaca além da continuidade dos atendimentos no interior do município, a substituição de LED – em parceria com a Prefeitura para definição dos próximos pontos a serem atendidos, a capacitação para a compra de energia em mercado livre, além de buscar manter a tarifa entre as mais baixas do país – hoje ela é a menor do Brasil.
Além disso, a companhia segue investindo em tecnologias que visam otimizar a operação, como a instalação de religadores automáticos, que permitem a religação da energia de forma rápida e segura, sem a necessidade de deslocamento das equipes até o local. Também está sendo reestruturada a Agência Virtual, que contará com um novo login para acesso, garantindo mais segurança aos usuários e que deve ser anunciada na próxima semana.
Trabalho no interior
Entre as iniciativas em andamento, está a intensificação do trabalho no interior do município, especialmente no que diz respeito às podas e roçadas, além do atendimento pessoal para esclarecer dúvidas dos consumidores que preferem interação direta com os profissionais da empresa. “Já tinha o conhecimento que desde o último semestre de 2024, a Cocel intensificou o trabalho no interior do município, principalmente na questão de podas e roçadas, que são mais desafiadoras por conta da geografia do local, que tende a ter mais vegetação e é um desafio para a manutenção da rede. Nós iremos continuar nesta linha de trabalho, com atendimento pessoal no interior, porque entendemos que há consumidores que preferem conversar diretamente com os atendentes e terem suas dúvidas sanadas. Hoje nós temos quase 700 km de rede elétrica no interior, é um trabalho árduo para levar o melhor aos nossos consumidores desta região”, enfatiza.
Aproximação do consumidor com a Cocel
Rafael comenta que um dos objetivos é aproximar os consumidores campo-larguenses da Cocel, permitindo que eles conheçam os processos, o trabalho de maneira geral e gerando reconhecimento de uma marca local. “Seja por meio da manutenção de um diálogo e atendimento adequado e humanizado, tanto pelo digital, como presencial, bem como através da manutenção de apoio dos projetos sociais e de esporte. Esta semana já abordamos o assunto e estamos em fase de elaboração e definição ainda, mas logo teremos um chamamento. Vamos manter a participação dos estudantes campo-larguenses na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), visto que em 2024 tivemos excelentes resultados, inclusive com medalhistas”, destaca.
Em termos de reconhecimento, a Cocel se destacou em 2024, conquistando a medalha de prata no prêmio de ouvidoria, além de ser reconhecida pela Satisfação do Consumidor. “Estamos muito felizes porque recebemos a informação que nossos índices de 2024 cumpriram a meta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e, inclusive, melhoraram em relação ao ano de 2023, sendo avaliado por eles a quantidade do tempo de falta de energia e tempo de religação. A ideia é que essa eficiência seja contínua”, finaliza.