Segunda-feira às 12 de Maio de 2025 às 08:07:29
Geral

Redes de Desenvolvimento Local

Campo Largo adere à proposta das Redes de Desenvolvimento Local

Redes de Desenvolvimento Local

15-10-2010

Moradores de Campo Largo interessados no desenvolvimento de suas localidades aderiram à proposta das Redes de Desenvolvimento Local, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e do Serviço Social da Indústria (SESI).

Quatro bairros da cidade, Bom Jesus, Rivabem, Jardim Guarani e Jardim Ferrari, já estão com o projeto em andamento e pensando nas ações que podem contribuir para melhorias da comunidade.

Exceto o Jardim Ferrari que ainda não realizou o Seminário de Visão de Futuro, os demais estão partindo para o levantamento dos Ativos e Necessidades, quarto passo da metodologia de Indução ao Desenvolvimento Local. Todos passaram pela instalação do Comitê de Articulação, que compreende a articulação de voluntários que moram ou trabalham na localidade e que serão responsáveis por coordenar o projeto, pela Articulação da Rede que compreende a conexão de pelo menos 1% da população local, e pelo seminário de Visão de Futuro, onde os participantes são estimulados a sonhar com o futuro do lugar em que vivem num horizonte de 10 anos.

Apesar de serem localidades diferentes os sonhos levantados durante os seminários são muito parecidos. No bairro Bom Jesus os sonhos abrangeram várias áreas, desde infra-estrutura (saneamento básico, passarelas e trincheiras), cultura, lazer, meio ambiente, saúde, educação, cidadania, segurança até geração de emprego e renda por meio de Centros de Formação Profissional.

Os moradores estão motivados com a proposta de melhoria.
As moradoras Rosana Terezinha Vidal e Joseane Aparecida Valomi, que participaram do evento no Bom Jesus, falaram sobre a motivação dos participantes sobre a iniciativa "As pessoas se mostraram interessadas, pois pensaram muito e se mobilizaram para concretizar as ações", afirmaram.

Já o morador Lucas Liça do Jardim Guarani falou sobre a importância da iniciativa. "Ideias de melhorias para a localidade todos tinham, faltava apenas que uma iniciativa promovesse os encontros e trouxesse a metodologia. Todos participaram bem, as ideias que surgiram abrangem exatamente a resolução dos problemas que a comunidade necessita", afirma.

Os próximos encontros das Redes de Desenvolvimento Local em Campo Largo já estão agendados. Dia 18 a comunidade do Jardim Guarani fará o levantamento dos Ativos e Necessidades da região, no Colégio Estadual Padre Francisco Belinovski, situado na Rua Tarumã, s/n, às 19h30min. Na terça-feira dia 19, os moradores do bairro Jardim Ferrari se reunirão para realizarem o Seminário de Visão de Futuro. E dia 21, os moradores do bairro Bom Jesus se encontrarão às 19h na Escola Monsenhor Ivo Zanlorenzi, situada na Avenida Bom Jesus, s/n, para fazer o levantamento das potencialidades e necessidades da região.

Se você deseja participar ou receber mais informações sobre a Rede de Desenvolvimento Local dos bairros de Campo Largo, vá ao próximo encontro, ou entre em contato com o agente da região:

- Bairro Bom Jesus e Rivabem, Christian Andrade através do e-mail: chistian.andrade@sesipr.org.br; ou pelo telefone (41) 9231 1821;

- Bairro Jardim Ferrari, Patrícia Ulrich Pinto através do e-mail patricia.pinto@sesipr.org.br, ou pelo telefone (41) 8716 4043;

- Bairro Jardim Guarani, a agente Luana Liça, através do e- mail luana.lica@sesipr.org.br, ou pelo telefone (41) 8805-8321.


MATÉRIA: Arielly de Moura Grande
FOTOS: Divulgação FIEP