A modalidade de consulta leva em consideração o comportamento do cliente e histórico de bom pagador, seja ele pessoa física ou jurídica
Estará disponível a partir do mês de setembro na Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla) a consulta do Cadastro Positivo de clientes, com login e senha para associados. Consultas simples emitidas diretamente na Acicla também estarão disponíveis para pessoa física e jurídica. Uma reunião agendada para o dia 28 de agosto trará mais informações e ensinará a utilizar o serviço.
Disponível desde 2022, com uso amplo principalmente por bancos, financeiras e cooperativas, que verificam os dados dos clientes na hora de oferecer crédito, o serviço visa construir um histórico do consumidor, ou seja, a partir de vários dados coletados será possível verificar se o cliente é pontual com as contas e qual a sua pontuação no cadastro. “Nós tínhamos apenas o cadastro negativo, onde ficam registrados as situações de protesto, cheques sem fundo, atrasos em pagamentos, entre outras informações. Com o Cadastro Positivo, nós teremos como ver, além do passado, o presente e o futuro do cliente. Se ele tiver algum financiamento em seu nome, se tem parcelamentos, cartão de crédito e paga suas contas em dia, isso estará disponível no relatório”, explica Jahyr Dias, gerente de vendas da Associação Comercial do Paraná (ACP).
Importante frisar que os bancos de dados são autorizados pelo Banco Central (BC) a recolher os dados dos clientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A pontuação vai de um até mil e será levada em consideração na hora de aprovar ou não uma compra. “Já temos pesquisas que mostram que o uso dessa ferramenta fez com que as vendas crescessem até 30%, porque é possível verificar que aquele cliente é confiável para a liberação do crédito e a inadimplência caísse cerca de 25% desde a implementação do Cadastro Positivo e a utilização dele para aprovação de compras ou liberação de crédito. É um sistema utilizado há muitos anos no Estados Unidos e na Europa”, completa.
A consulta negativa continuará por um período, mas a tendência é que uma transição aconteça e somente a Consulta Positiva fique disponível no futuro.
“A Consulta Positiva permite enxergar mais do que o lado negativo apenas. Ela diminui a inadimplência que é um fantasma assombrando o empresário. Através dela, podem acontecer vendas que não seriam feitas somente olhando o lado negativado do cliente, o que gera mais lucratividade”, aponta Simone Muchinski, responsável pelo departamento de Relações com o Mercado.
“Entendo que a consulta positiva vem para apoiar ainda mais os empresários. Através desse relatório é possível verificar até mesmo o limite de parcela que o cliente pode assumir no momento, o que dá mais segurança ao empresário”, acrescenta Sabrina Lima, responsável pelo atendimento MEI e operadora do sistema dentro da Acicla desde 2019.
“O que se percebe com o uso do Cadastro Positivo é que a pessoa muitas vezes é uma boa pagadora, mas às vezes teve alguma situação pontual e que, em alguns casos, não tem nem conhecimento que ela ficou com alguma pendência financeira e está negativada. Acaba sendo bloqueado um crédito ou uma venda sem considerar todo o histórico do cliente que tem potencial. Quanto mais compra e paga as contas em dia, melhor será o seu histórico e a sua pontuação. Importante lembrar que o histórico leva em consideração os dados de até cinco anos”, ressalta Gilmara Lopes Brentan, responsável pelo departamento de
Relações com o Mercado e Agente de Crédito na Acicla.
Mais informações diretamente na Acicla, localizada na Rua Marechal Deodoro, 957 - Centro, Campo Largo. Telefone: (41) 3392-4544.