O Instituto de Identificação, localizado no prédio do Ciosp, no Centro, possui hoje 1.806 documentos de identificação aguardando os solicitantes a buscá-lo. Conforme informações, grande parte desses documentos foram feitos durante os mutirões para emissão, realizados em Campo Largo e que atenderam centenas de pessoas, porém, que ainda não foram retirá-los.
A confecção dos documentos leva cerca de 15 dias apenas para deixá-los prontos e disponibilizar ao cidadão, que deve retirá-lo com o protocolo de atendimento ou com um documento pessoal, para casos de atualização, por exemplo.
O atendimento para retirada da documentação é bem rápido e acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações pelo (41) 3393-1234. O Ciosp está localizado na Rua Centenário, 2245 - Centro. O Instituto também acionará as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Campo Largo e Centro da Juventude para auxiliar na localização destes cidadãos, mas pede para que quem fez o documento, o retire o mais breve possível.
Como fazer a Carteira de Identidade Nacional – CIN
Conforme informações da Polícia Civil do Paraná, a nova Carteira de Identidade Nacional - CIN, utiliza o CPF como número único de identificação nacional e substitui o antigo RG, o qual não é mais emitido, porém possui validade até 2.032 de acordo com o Decreto Federal nº 10.977/22. O documento é expedido em papel de segurança (cédula) e em formato digital disponível no aplicativo gov.br após a expedição do modelo físico.
Para fazer o requerimento da CIN via internet, basta acessar o site https://www.rci.pr.gov.br/. Após digitar o número do documento, o próprio site já redireciona para a etapa seguinte, onde será selecionada a cidade e em seguida mostrará os horários disponíveis para agendamento.
Também é possível tentar encaixes para a realização do documento, lembrando que a preferência é sempre de idosos, pessoas que moram no interior do município e crianças menores de cinco anos.
É necessário levar o número do CPF - caso não possua CPF, o Instituto de Identificação fará a inscrição e validação junto à Receita Federal, endereço de residência com CEP, certidão de nascimento, certidão de casamento ou certidão de casamento com averbação – podendo ser original, cópia autenticada ou documento expedido em meio digital.