07-10-2010
Região metropolitana de Curitiba tem a menor taxa de desemprego do país.
07-10-2010
De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a Região Metropolitana de Curitiba apresentou em agosto a menor taxa de desemprego desde 2003, de 4,5%. A taxa também é a menor do Brasil é entre as capitais do país.
Em segundo na pesquisa vem Porto Alegre, com 4,6%, e em terceiro, Belo Horizonte. com 5,2%. O Ipardes visitou 5 mil domicílios por mês na Região Metropolitana de Curitiba, abrangendo 25 municípios. Mais informações podem ser obtidas no site www.ipardes.gov.br.
Na metodologia investiga-se a ocupação do cidadão, o ramo de atividade, a posição na ocupação, a existência ou não de mais de um trabalho, o rendimento habitual (e efetivamente recebido no mês anterior), o número de horas habitual e efetivamente trabalhadas, a sub-remuneração e outras características.
"A pesquisa segue as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os procedimentos metodológicos visam separar os indivíduos que trabalham daqueles que não trabalham - que procuram emprego - e dos inativos", comentou Marcelo Antonio, do Núcleo de Pesquisas Periódicas do IPARDES.
Para os indivíduos que procuram trabalho, investiga-se durante a pesquisa, a providência efetivamente tomada para conseguir o emprego, o tempo de procura, o trabalho anterior (com ou sem remuneração), a disponibilidade para trabalhar e outras características. Para os inativos, investiga-se a disponibilidade ou não para trabalhar na semana de referência da pesquisa.
Fonte: Banda B