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Projeto de livros digitais dos estudantes do Colégio Clotário Portugal é apresentado no Chile

Projeto de livros digitais dos estudantes do Colégio Clotário Portugal é apresentado no Chile

Professores e estudantes do Colégio Estadual Desembargador Clotário Portugal aceitaram o desafio e realizaram o projeto de produção de livros digitais com conteúdos curriculares da disciplina de História, por meio da plataforma Book Creator e suas ferramentas, pela primeira vez no colégio, sob orientação do professor Marcelo Moraes. Todo o processo, desde o planejamento, a metodologia e a produção em grupo, foi orientado pelo professor da disciplina de História, com apoio da comunidade escolar.

“Foi um trabalho desafiador, pois os educandos não conheciam a plataforma. No entanto, o resultado foi excelente. Foram produzidos três livros digitais pelos estudantes dos 3º anos do Ensino Médio”, ressalta o professor.

Porém, a produção extrapolou os limites da sala de aula e criou novas oportunidades. O professor Marcelo comenta que em um primeiro momento foi possível realizar a apresentação dos resultados do trabalho na Conferência Internacional – IARTEM, realizada na Universidade de Santiago do Chile, que aconteceu entre os dias 30 de agosto a 01 de setembro. O professor é doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná e participa de um grupo de estudo da universidade, por meio do qual é possível submeter resumos que, se aprovados, são apresentados em congressos realizados pelo mundo. Inclusive, o trabalho será incluído na publicação das atas do evento.

“A apresentação feita por mim e acompanhada no Colégio e também nas residências, pelos estudantes e colegas de trabalho, por meio da plataforma Zoom. Aproveito para agradecer à organização do evento, que tornou isso possível”, acrescenta.

A outra oportunidade de divulgação foi sua apresentação pelos estudantes no Show de Talentos que foi realizado no colégio, com o intuito de socializar a experiência e suas etapas de produção com os estudantes e também estimular o uso dessa ferramenta para outros trabalhos.

Além disso, o professor comenta que essa experiência proporcionou a aprendizagem sobre os conhecimentos históricos, e sua interligação com o processo artístico e científico nos diversos campos do conhecimento, estimulou a utilização pelos estudantes de uma plataforma e suas ferramentas que eram ainda desconhecidas, para aprender conteúdos escolares e, ainda, possibilitou a produção de um acervo digital que passa a ser usado para pesquisa e em sala de aula.

“Com esse formato de trabalho, sempre surgem novas perspectivas, novos resultados e um novo entusiasmo para novas produções”, finaliza.