Sexta-feira às 17 de Maio de 2024 às 06:58:49
EM CAMPO LARGO 16º | 27º
Geral

Campo Largo em alerta para risco de deslizamento de terras e alagamentos

Campo Largo em alerta para risco de deslizamento de terras e alagamentos

Com a grande incidência de chuvas na última semana e previsão dos próximos dias bastante chuvosos, fica o alerta para que a população mantenha cuidados, principalmente em regiões em que já são conhecidas de alagamentos e até mesmo quem mora em áreas de risco de deslizamento. Mesmo com temporais e grande volume de chuva, não houve registros graves de prejuízos à população, mas a Prefeitura de Campo Largo e  Defesa Civil do município estão em alerta.
De acordo com o diretor de Operações da Defesa Civil Municipal, Maicon de Lima Soares, o risco aumenta após passar a chuva, que é quando o solo começa a se movimentar mais e está extremamente úmido. “Estamos em alerta com apoio das forças de Segurança Pública e da equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública, vistoriando e fiscalizando áreas que sabemos que são mais problemáticas e impróprias para habitação”, ressalta o diretor.
O alerta também é direcionado à vazão dos rios que cortam o município, como o Rio Cambuí, que vem sendo monitorado desde quarta-feira (04), pela Defesa Civil da cidade. A equipe fiscalizou, durante a última noite, regiões do distrito da Ferraria, com vistoria entre territórios no entorno do Rio Passaúna.
Nesta quinta-feira (05), a Estrada da Sereia foi interditada, visto que o rio havia transbordado na via, fazendo com que a população buscasse rotas alternativas. Cômodos de algumas residências também sofreram com entrada de água.
O Instituto Nacional de Meteorologia sinalizou o Alerta Laranja para a região, com risco de tempestades e rajadas de ventos fortes até o próximo domingo (08), com chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/h, com ventos intensos entre 60 a 100 Km/h e possibilidade de queda de granizo. A população deve se assegurar para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Outras áreas são monitoradas, no momento, pela equipe da Defesa Civil e agentes da Ordem Pública. Ainda não há risco de inundação ou alagamentos nas regiões de Botiatuva, Acácias, Três Rios e Campina.

Como agir em situação de deslizamento de terra
 Fique atento para qualquer movimentação de terra próxima. Preste atenção em indícios como postes ou árvores inclinadas e cicatrizes no terreno;
 Fique em um lugar seguro se você perceber uma movimentação de terra por perto;
 Veja locais sem risco de deslizamentos para onde você possa ir;
 Evite permanecer em cômodos da edificação próximos às encostas;
 Evite se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro;
 Está de carro? Redobre a atenção e reduza a velocidade;
 Dentro de casa, evite mexer no celular enquanto estiver carregando;
 Recolha, temporariamente, o lixo colocado para coleta, para evitar entupimentos.
Outro alerta importante é em relação à cobertura vegetal em encostas. Pensa-se que por ter uma cobertura vegetal o local é seguro. Mas, dependendo do gênero plantado, como bananeiras, por exemplo, o mesmo deixa o solo mais suscetível aos deslizamentos.
Não retorne ao local de deslizamento até que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno, junto às demais autoridades públicas de segurança.
O secretário de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, explica que as lideranças públicas, junto à comunidade, estão em constante diálogo para justamente diagnosticar as maiores demandas e traçar planos de contingência no caso de desastres e catástrofes naturais. “Buscamos divulgar os canais de socorro,  investimentos em frota de veículos pronta para apoio e suporte, rede de informações atualizadas, representantes de cada bairro no caso de evacuação de áreas, escolas, ginásios e outros espaços públicos que possam servir de abrigo temporário e outras ações, traçadas nas reuniões do Comitê Cidade Resiliente, formado por membros da Administração Pública e população”, explica. A segunda reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (04), no auditório da Prefeitura, e será realizada quinzenalmente.

Receba alertas da Defesa Civil gratuitamente
É possível receber alertas de risco de desastres e/ou catástrofes pelo cadastro nos Alertas da Defesa Civil - pelo número de mensagem 40199: na opção SMS do celular, digite no destinatário o número 40199; digite o CEP do seu endereço no corpo da mensagem. Pode ser de casa, do seu trabalho ou do seu trajeto - de onde você estiver. Podem ser cadastrados quantos CEPs quiser; Pronto! Você já está cadastrado.
Telefones úteis: Defesa Civil: 199 ou (41) 99833-8888 / Corpo de Bombeiros: 193. Guarda Municipal: (41) 3291-5153. Telefone para recolhimento de galhos e árvores caídas - (41) 3291-5132.