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Comandante da Guarda Municipal explica como prevenir e como proceder em casos de golpes pelo celular

 Comandante da Guarda Municipal explica como prevenir e como proceder em casos de golpes pelo celular

As fraudes via celular estão fazendo cada vez mais vítimas. Criminosos se aproveitam da falta de atenção das pessoas para obter dados pessoais, cartões de crédito ou transferências Pix. O WhatsApp é o aplicativo mais usado para troca de mensagens, e consequentemente a ferramenta mais usada para aplicação de golpes. O roubo de contas e a criação de perfis falsos são alguns dos mais aplicados. Internautas precisam tomar alguns cuidados na hora de usar o aplicativo.

O Comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, Marcos Roberto Leitão, explica como os golpistas agem: “O criminoso cria um perfil com fotos roubadas de redes sociais da vítima e começa a conversar com parentes e amigos, se passando pelo usuário fingindo que trocou de número. Em seguida, começa a pedir dinheiro usando desculpas para justificar as transferências”.

Marcos alerta que ao disponibilizar o próprio número de telefone nas redes sociais, a vítima facilita a ação do criminoso e permite que se entre em contato. O golpista envia links através de fotos, vídeos ou até mesmo uma ligação 0800. Ao acessar esta armadilha, a pessoa acaba dando permissão para que o criminoso acesse suas informações particulares como contatos telefônicos, conta bancária, entre outros.

“Ao perceber que está sendo vítima de algum golpe nas redes sociais, o primeiro passo é avisar aos contatos, amigos e familiares pelas redes sociais mesmo ou ligar para essas pessoas para avisar que sua conta foi clonada ou roubada. Assim você evita que seus contatos possam fazer transferências ou depósitos para os criminosos”, indica o Comandante.

Para evitar esse tipo de situação, Marcos dá algumas dicas, como desativar a visualização da sua foto de perfil do WhatsApp para que apenas os contatos salvos na agenda consigam ver; evitar acessar links ou mensagens de contato que você não conheça. Ativar a confirmação de duas etapas e ter um e-mail para redefinir as senhas e códigos; desconfiar de mensagens diferentes do que está acostumado a trocar com seus contatos; antes de fazer uma transferência ou depósito, entrar em contato com a pessoa, pelo número anterior e conferir se houve mudança de número.

Em caso de golpe, é importante procurar a Polícia Civil do Paraná através da Delegacia de Combate aos Cibercrimes – NUCIBER, e registrar o fato ocorrido. O NUCIBER se localiza na Rua Pedro Ivo, 672, no centro de Curitiba. Também pode ser feito contato através do telefone 41 3304-6800 e do email cibercrimes@pc.pr.gov.br.