Local recebeu a ação pela segunda vez este ano e propiciou aumento na cobertura vacinal. Grande parte do público aderiu no momento de voltar para casa
A prefeitura de Campo Largo, por meio dos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Atenção Primária, ambos da Secretaria Municipal de Saúde, repetiu no início deste mês a estratégia já realizada em 2023 de aplicar as vacinas contra a Influenza (gripe) e a Covid-19 (bivalente) fora das salas das Unidades Básicas de Vacina (UBS). O local escolhido para a campanha “extra muro” foi o Terminal Urbano de Campo Largo, ao longo de quatro dias, pois no local circulam, em média, 32 mil pessoas por dia.
Estavam disponíveis as aplicações exclusivamente dessas vacinas e, segundo a equipe da Saúde que lá esteve, boa parte da população em trânsito escolheu parar para se imunizar no momento de voltar para casa, sem pressa. E o balanço foi bastante positivo. Segundo levantamento, foram 303 doses aplicadas no total geral dos quatro dias de ação.
Na quinta 31/08 foram 38 doses de influenza e 40 de bivalente, na sexta 01/09 foram 30 doses de influenza e 31 de bivalente, na segunda 04/09 foram 28 doses de influenza e 28 de bivalente, e na terça 05/09 foram 56 doses de influenza e 52 de bivalente. Ao todo, contra a influenza a soma foi de 152 pessoas imunizadas, e contra a Covid (bivalente) a soma foi de 151 pessoas protegidas. Além das vacinas, a ação disponibilizou ainda aferição da pressão arterial e glicemia.
“Tivemos uma boa média, especialmente quando comparado com a procura que temos tido nas UBS - infelizmente muito aquém do esperado ainda. Também percebemos que muitos aproveitaram que as doses podem ser aplicadas simultaneamente para se vacinar de uma só vez. De ação em ação vamos buscando ampliar nossos índices de proteção coletiva e mantemos o convite para quem ainda não está com o esquema em dia: vacine-se”, afirma Viviane Janz Moretti, diretora da Vigilância em Saúde do município.