A estimativa é que 90 pessoas tenham participado do evento, que neste ano pode ser realizado presencialmente.
A 117ª Seresta de Reis de Campo Largo se iniciou a partir das 12 badaladas da meia noite, do dia 7 para o dia 8 de janeiro de 2023, com grande público presente, assistindo, cantando e tocando. A estimativa é que 90 pessoas tenham participado do evento, que neste ano pode ser realizado presencialmente.
A nível de Brasil, segundo tese de mestrado da coordenadora Kátia Santos, somente em Campo Largo se encontra este a seresta neste formato, não sendo de Folia ou Terno de Reis. Nesta cidade sempre foi uma Seresta sacro-profana, da cultura popular deste povo.
As músicas tradicionais cantadas após o badalar dos sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, conforme costume centenário foram “Hino dos Santos Reis”, “Glória” e “Noite Feliz”.
Na sequência, as músicas profanas “Meu Pequeno Campo Largo” e “O bar do Carlito” foram cantadas em homenagem aos que já foram, que estão e aos que virão.
O povo de Campo Largo acompanhou em peso o cortejo até a Casa Paroquial, fazendo serenata para o Padre Fabio Endler, que em seguida abençoou os seresteiros, invocando os Santos Reis (Gaspar, Melchior e Baltazar).
Saindo da Casa Paroquial, o povo acompanhou a Seresta de Reis até a Casa das Irmãs da Sagrada Família, onde todos foram recebidos com muito entusiasmo e, assim, cantaram, dançaram e comentavam que estava muito divertido. Haviam crianças, jovens, adultos e anciãos.
Após homenagear Santa Maria, através das irmãs da Sagrada Família com a música “Maria passa a frente”, os seresteiros transitaram novamente a Rua XV de novembro cantando músicas natalinas, encerrando próximo à esquina com a Rua Barão do Rio Branco.
O comentário geral dos participantes nas redes sociais, WhatsApp e na página Seresta de Reis de Campo Largo, no Facebook , foi de que a Seresta de Reis é sempre realizada com muita alegria, fé e boa música, e que nosso Hino dos Santos Reis é único, porque em seu refrão relembra as batidas festivas dos antigos sineiros da Matriz Nossa Senhora da Piedade, e esta confraternização popular sabe o valor que tem por si só.
“Celebrar a humanidade que reconhece Jesus Cristo como seu Deus e Senhor traz boas energias para iniciar mais um ano, cantando e vivenciando a Tradição, manifestando a fé pelos Três Reis Magos e a Epifania do Senhor, o bem maior que é o nascimento de Jesus Cristo em sua Sagrada Família “, finalizam os seresteiros.
I Fotos: João Miguel Souza I