Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 01:45:24
Geral

Morre Pelé aos 82 anos

Morre Pelé aos 82 anos

Pelé, o maior jogador da história do Brasil e referência do futebol no mundo inteiro, Edson Arantes do Nascimento, morreu nesta quinta, aos 82 anos.

 

Em 2021, Pelé foi diagnosticado com um tumor de cólon e submetido a uma cirurgia em setembro. O tumor havia sido identificado durante a realização de exames de rotina.

 

Pelé em 2022

Em abril de 2022, o ex-jogador foi internado para dar sequência ao tratamento. No dia 21, Pelé recebeu alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Já em fevereiro de 2022, Pelé voltou a ser internado para dar continuidade ao tratamento de um tumor de cólon. O ídolo do esporte brasileiro realizava sessões de quimioterapia contra o câncer.

 

Onde Pelé Nasceu

O filho de Dona Celeste e Seu Dondinho nasceu no dia 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três Corações.

 

Pelé nasceu no dia 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Quando criança, ele prometeu ao pai, o ex-jogador José Ramos do Nascimento, o Dondinho, que conquistaria a taça perdida na Copa do Mundo de 1950, sediada no Brasil. Mas a história do Rei do Futebol só estava começando.

 

Pelé iniciou sua carreira no esporte em Bauru, no estado de São Paulo, para onde a família se mudou durante a infância dele. Jogou em diversas equipes amadoras de futebol de campo e salão. Ao completar 15 anos, foi levado ao Santos Futebol Clube para fazer um teste. A contratação veio no ano de 1956.

Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira aconteceu em 1957, para jogar a Copa Roca, dando o pontapé, então, em uma trajetória de conquistas. Dos 17 aos 29, Pelé representou o Brasil em quatro Copas do Mundo e ganhou três campeonatos mundiais da FIFA: em 1958 na Suécia, 1962, no Chile e 1970, no México.

 

Por que é conhecido como Atleta do Século

Em 1980, o jornal francês L’Equipe publicou o resultado de uma eleição feita com jornalistas das 20 mais importantes publicações sobre esportes do mundo. Eles poderiam votar em 50 nomes de uma lista prévia, mas outros sete nomes apareceram, conforme noticiou o jornal “O Estado de São Paulo”, à época. O brasileiro ficou em primeiro lugar, deixando outras estrelas internacionais para trás.

 

Pelé na arte de atuar

Além das novelas, Pelé também emprestou o seu talento para o cinema. Ele foi ator em filmes como "Fuga para a Vitória", em 1981, com Sylvester Stallone no elenco, e no longa brasileiro "Os Trombadinhas", em 1979. O ex-jogador também foi tema de documentários, como: "Pelé Eterno", de 2004 e "Pelé: O Nascimento de uma Lenda", de 2016.

 

Pelé mostra composição e conta como começou sua relação com a música

Música e futebol têm tudo a ver. E foi ainda em plena atividade nos gramados que Pelé debutou na música, como cantor e compositor. A primeira parceria foi com Elis Regina no compacto "Tabelinha - Pelé x Elis", de 1969, no qual dividia os vocais com a cantora nas faixas "Vexamão" e "Perdão Não Tem Vez", ambas de autoria do craque.