Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 08:22:12
Geral

Auditório da prefeitura recebe formatura do Programa Brasil Mais, do SENAI

Cerimônia reuniu formandos de seis empresas locais e revelou ações já implementadas na rotina deles, e que são resultados práticos da capacitação de 64 horas

Auditório da prefeitura recebe formatura do Programa Brasil Mais, do SENAI

Na noite da última quarta-feira (14) o auditório da Prefeitura de Campo Largo esteve movimentado com a cerimônia de formatura do programa Brasil Mais, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai. Participantes de seis empresas locais receberam a certificação e apresentaram resultados práticos de ensinamentos que vieram da capacitação.

Estavam presentes o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juarez Buture, que estava representando o prefeito na ocasião, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (ACICLA), Bruno Boaron, e os representantes do Sistema FIEP: Bibiana Rodrigues, coordenadora Integrada do SESI/SENAI de Campo Largo, Jakson Chaves, responsável pelas Relações Comerciais do Sistema Fiep, e o mentor do Programa Brasil Mais, Thiago Garcia. 

Além deles, estavam representantes das empresas participantes do programa: Aquastar Industria e Comercio Ltda, Charlotte Industria e Comercio de Produtos Alimenticios Ltda, Gráfica Pema Ltda, Signo Vinces Equipamentos Odontológicos Eireli, Tecnotubos Tecnologia em Tubos de Concreto Ltda, e Colisa Artefatos de Papel Ltda. 

“Dentre nossas atribuições temos a tarefa de intermediar o Executivo Municipal com os empresários, as indústrias, os micro empreendedores. E temos como premissa máxima o desenvolvimento local e o fomento econômico. Dada a carência de vagas de emprego, cursos como esses são possibilidades para reduzirmos a falta. Parabenizo a todos, somos muito gratos de poder fazer parte desse movimento. Aproveitem ao máximo tudo que aprenderam e a bagagem de conhecimento”, disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juarez Buture.

Quem também celebrou com os alunos foi a coordenadora integrada do SESI/SENAI de Campo Largo, Bibiana Rodrigues. “Se os participantes gostaram do curso, e ele for aplicável nas suas atuações profissionais, é o que realmente importa. Estamos à disposição e com as portas abertas para o que precisarem”, afirmou.

Programa Mais Brasil - Após dois chamamentos públicos efetuados pela Prefeitura de Campo Largo, com a finalidade de seleção de empresas industriais com sede no município, foi realizada uma capacitação com duração de três meses para seis empresas que cumpriram todos os requisitos dos editais. Elas receberam uma Mentoria Lean que é um programa de mentoria de manufatura enxuta em empresas, que visa uma experiência imersiva e colaborativa. A iniciativa oferece às indústrias soluções para melhorar a gestão, obter ganhos de produtividade, inovar processos e reduzir desperdícios.

A metodologia foi dividida em quatro etapas: Etapa A (Game), composta por oito horas no formato EAD. Etapa B (Diagnóstico), com oito horas de mentoria teórica e 12h de mentoria prática. Etapa C (Execução) com oito horas de mentoria teórica, quatro horas de mentoria prática e 12h de Mentoria Lean. E a Etapa D (Resultados) com quatro horas de mentoria teórica, quatro horas de mentoria prática e quatro horas de Mentoria Lean, totalizando 64h de capacitação.

Na prática - Na última etapa da capacitação, as empresas participantes tiveram a oportunidade de realizar um trabalho de conclusão de curso. Resultados e implementações que otimizaram o dia a dia de trabalho e trouxeram segurança aos trabalhadores foram apresentados pela empresa Colisa Artefatos de Papel Ltda, dando uma ideia de como a capacitação foi importante e aplicada na prática. 

Também a empresa Tecnotubos Tecnologia em Tubos de Concreto Ltda revelou, em depoimento, da transição que a mentoria proporcionou. Maicon Moreira contou da “mudança de olhar só para a operação e o produto, abrindo os olhos para todos os processos, e como um puxa o outro. Ferramentas e métodos são importantes para chegar em conclusões e olhar de forma mais clara. Nós conseguimos reunir os funcionários e ouvir os pontos de vista deles, o que nos levou a produzir mais, aumentar a lucratividade, e implantar mudanças que não afetam a qualidade de vida de ninguém, nem exigem mais esforço físico. Pelo contrário, conseguimos criar um programa eficaz. Por isso agradecemos as empresas que compartilharam seus conhecimentos e dificuldades, aprendemos muito com elas a como construir uma base sólida, pois a principal dificuldade é mudar a mentalidade das pessoas”, finalizou.