Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 04:02:24
Geral

Estudantes e professores de Campo Largo foram destaque em premiações nacionais

Projetos dos estudantes e professores ficaram em 1º lugar em prêmios do Programa de Educação e Diversidade (PED) e da II Mostra Mobi Educa, do Observatório

Estudantes e professores de Campo Largo foram destaque em premiações nacionais

O prefeito Maurício Rivabem recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 19 de dezembro, estudantes e professores da rede municipal de ensino vencedores de premiações nacionais em 2022. 

A Escola Municipal Solidariedade, que fica na Colônia Dom Pedro, área rural de Campo Largo, foi a vencedora do Programa de Educação e Diversidade (PED), da produtora cultural Eco Transforma, com o projeto “Composteira em Ação”. O projeto vencedor foi desenvolvido pelas alunas do 5º ano Lorena Strapação Menegusso, Ana Beatriz Lichechen,  Ana Luiza Ribeiro Riato e Julia Valentina Cordeiro Malta com a supervisão da professora Danielli Maria Ferreira Siejka.

As meninas criaram uma composteira (recipiente onde se coloca lixo orgânico para que se transforme em fertilizante e adubo natural) e desenvolveram um projeto de educação ambiental que envolveu toda a escola, os funcionários e os pais. 

“Nós passamos por algumas dificuldades. Às vezes, algum processo da composteira não dava certo e a gente precisava descobrir como resolver. Parece ser simples mas se tornou um desafio pra gente. Hoje estamos muito felizes por saber onde chegou a nossa composteira”, conta a estudante Lorena Strapação Menegusso.

O PED tem como objetivo capacitar professores e alunos em temas críticos para a construção de um mundo mais sustentável e justo. O projeto se baseia nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Composteira em Ação, da E.M. Solidariedade, buscou atender às demandas do ODS 15 - Vida Terrestre. 

Educação para o trânsito - O outro destaque nacional foi conquistado por duas escolas municipais de Campo Largo na II Mostra Nacional de Educação para uma Mobilidade Consciente no Trânsito, do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). 

Na categoria Desenho, a estudante do 2º ano Emily Gabrielly Santos Cavalar, da Escola Municipal Professora Alméde Baridotti Galdino, ficou em 1º lugar. Já na categoria Projeto Pedagógico, o 1º lugar ficou com o projeto “Conscientização no Trânsito” da professora de Língua Portuguesa, Bruna Francielli dos Santos com participação da professora Elizaine dos Santos Batista Ivasco, da Escola Municipal Dona Fina. 

O projeto envolveu 64 alunos da E.M. Dona Fina durante vários meses. No Dia D do Trânsito, por exemplo,  os estudantes promoveram uma ação na rua da escola e entregaram cartas aos motoristas com orientações sobre segurança no trânsito.

A equipe organizadora da Mostra Nacional Mobi Educa recebeu 115 produções em seis categorias para alunos: desenho, dissertação; fotografia com descrição; paródia; poesia; e produção livre de vídeo. E duas, para os educadores: produção de vídeo e projeto pedagógico. As produções foram avaliadas por oito comissões, com três avaliadores especialistas que escolheram as melhores produções.

 

A II Mostra Nacional de Educação para uma Mobilidade Consciente no Trânsito faz parte do Projeto Educa da ONSV, do qual Campo Largo participa.  Os estudantes da rede municipal de ensino recebem uma apostila do ONSV e as professoras utilizam o conteúdo em sala de aula. 

“Com o projeto, pensamos em como melhorar nosso bairro e foi observado que a faixa de pedestres em frente a escola estava bem apagada. Fizemos uma carta solicitando a pintura. Fomos contemplados não só com a pintura, mas com uma travessia elevada, a qual garantirá mais segurança a todos os pedestres”, conta a professora da E. M. Almede Baridotti Galdino, Cláudia Ayako Kioko Okava Bueno Pereira.

O secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa, que participou da entrega das medalhas e dos certificados, explica que em 2023 o Projeto Educa será ampliado atingindo 1870 estudantes da rede municipal.

“É um grande projeto que dá apoio e material para o professor levar para sala de aula o melhor da educação no trânsito. São crianças que hoje têm em média 8 anos, então, o resultado será visto daqui 10 anos, quando eles se tornarem motoristas no trânsito em Campo Largo”, disse o secretário Samir Moussa.

O município de Campo Largo possui o selo “Laço Amarelo” do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O selo é um reconhecimento de boas ações para governos e empresas que colaboram com projetos de trânsito mais seguro. 

Além disso, em 2022 foi criada a Pista Municipal de Trânsito onde os estudantes recebem orientações práticas dos agentes do DepTran e da Guarda Municipal. A pista conta com ruas, cruzamentos, calçadas e sinalização para simular o dia-a-dia do trânsito.

A secretária municipal de Educação, Dorotéia Stocco, agradeceu a dedicação dos professores para o desenvolvimento dos projetos e parabenizou os estudantes. “São projetos que ultrapassam os muros das escolas. A resposta que damos para a sociedade é um aprendizado para a vida”, disse a secretária. 

Talentos - Além da premiação aos estudantes e professores, o prefeito Maurício Rivabem assistiu à apresentação musical do estudante da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Arthur Auer, de 6 anos, que tocou acordeon e da estudante do Colégio Estadual Sagrada Família, Kamilly Kleina, de 16 anos, que fez uma apresentação de voz e violão.