Grupo de seis vereadores definiu presidência e mesa diretora da Câmara Municipal
Em sessão realizada às 15 horas desta segunda-feira (19) foi eleito como presidente da Câmara Municipal o vereador João da Água, com seis votos contra cinco votos para o vereador Genésio da Vital. Ele exerce o segundo mandato na Câmara e assumiu nesta gestão após a renúncia do então vereador Tadeu de Paula.
O grupo formado por seis vereadores na Casa acabou definindo o rumo da Câmara Municipal para os próximos dois anos. Os vereadores João da Água, Márcio Beraldo, Germaninho, Alexandre Guimarães, André Gabardo e Sargento Chrestani acabaram sendo unânimes nos votos e por maioria elegeram entre eles os nomes da mesa diretora.
Como vice-presidente foi eleito Alexandre Guimarães, que concorreu com o vereador Luiz Scervenski Junior. A segunda vice-presidência ficou com André Gabardo, único candidato inscrito. Primeiro secretário será o vereador Marcio Beraldo, que ficou com a maioria dos votos na disputa com o Dr. João Freita. A posição de segundo secretário ficou com o vereador sargento Leandro Chrestani, único inscrito.
Genésio da Vital, que concorria, é o atual vice-presidente, sob a presidência do Pedro Barausse, e chegou a ocupar o cargo maior em junho deste ano, quando Pedro assumiu a Prefeitura Municipal em viagem do prefeito Mauricio Rivabem. A mesma situação pode acontecer com os novos presidente e vice-presidente da Casa. Por não ter um vice-prefeito em Campo Largo, quando o prefeito precisa se ausentar o presidente da Câmara pode assumir a posição e então o vice-presidente ocupa a posição maior na Câmara.
A presidência foi bastante articulada e disputada pelos bastidores, com grupo de base do prefeito e oposição. A Folha chegou a publicar pela manhã uma enquete nos stories das redes sociais e também em publicação no Facebook, questionando quem deveria ocupar essa posição. Até a tarde desta segunda-feira a maior votação era para o Genésio da Vital, seguido pela vereadora Cléa Oliveira e então o Sargento Chrestani.
“Essa vitória hoje é pra honra e glória do senhor Jesus. Devo aos companheiros Márcio Beraldo, Germaninho, Alexandre, André e Chrestani, se não fosse vocês não estaria aqui. Para onde a gente quer chegar tem que existir humildade e simplicidade. Todo mundo pode sentar naquela cadeira, ninguém queria me apoiar porque falavam que não era confiável, somos confiáveis sim”, declarou em seu pronunciamento após eleito. João agradeceu ao Pedro pela revolução que fez na Casa e disse que não existe situação nem oposição, “existem 11 vereadores que foram eleitos pelo povo que está lá fora, vou atender aqui os anseios da população que nos elegeu”.
Alexandre Guimarães cumprimentou o novo presidente eleito, desejou sucesso e disse que a composição foi feita pelo entendimento que tiveram na maioria dos vereadores da Casa. “Existe sim oposição e situação, mas apenas no conflito de ideias. Governabilidade está garantida e não será colocado interesse individual à frente do coletivo. Uma gestão voltada ao interesse público”, completou.
O atual presidente, Pedro Barausse, disse que hoje se despede com “enorme satisfação de ficar dois anos à frente desta instituição”. Ele disse ficar triste ao lembrar do momento da pandemia em que foi preciso restringir o acesso da população às sessões e foi uma das piores experiências da vida política. Durante este período disse ter tido o prazer de atender 2.169 pessoas e que sempre gostou das portas abertas. Enalteceu o “time sensacional na Casa” e que sempre vai admirá-los. Agradece aos servidores que “compraram esta luta e fizeram a diferença”.
Entre as realizações, citou a melhoria e modernização da Casa, os benefícios aos servidores, implantação do auxílio-saúde, nova instalação da Presidência, galeria das mulheres valorizando as que já foram vereadoras, sala para atendimento reservado da Procuradoria da Mulher, memorial em homenagem aos 150 anos da cidade valorizando o artista local Toto Lopes, sistema de iluminação decorativa com canhões de led para participar de campanhas de forma efetiva de acordo com assuntos que interessam a população, aquisição de novo veículo, entre outros. A próxima sessão legislativa ficou marcada para 06 de fevereiro de 2023.