Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 08:20:23
Geral

Inclusão de pessoas com deficiência nas empresas e no setor público é discutida em fórum

O Fórum da Diversidade e Inclusão foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social na manhã desta terça-feira (13), na Câmara de Vereadores de Campo Largo.

Inclusão de pessoas com deficiência nas empresas e no setor público é discutida em fórum

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu na manhã da última terça-feira (13) o Fórum da Diversidade e Inclusão, no auditório da Câmara de Vereadores de Campo Largo. 

O evento discutiu a importância de políticas públicas que promovam a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e como as empresas podem incentivar a diversidade no quadro de funcionários.

O Fórum contou com a palestra da empresária, mestre em Tecnologia e diretora do Cidade Júnior, Rejane Bressan. Rejane dirige a organização Cidade Júnior que promove a capacitação e colocação no mercado de trabalho de mais de 700 jovens, incluindo pessoas com deficiência.

“Parabéns à Prefeitura de Campo Largo por enxergar a importância de debater o tema da inclusão e oferecer a oportunidade para os mais diversos profissionais e setores do município de se capacitar sobre o tema”, explica a diretora. 

O aprendiz da Rimatur - Cidade Júnior e estudante de Direito, Dayton Zivelse, que é deficiente visual, falou sobre sua trajetória no mercado de trabalho e o quanto a inclusão foi importante na sua vida.

“Eu sempre fui muito comunicativo e era muito frustrante acordar e não ter um objetivo na vida. A deficiência não me limita e posso realizar muitas coisas, como realizo atualmente. Eu acredito que as empresas sabem da importância da diversidade e da inclusão, mas muitas vezes não sabem como promovê-las. O Cidade Júnior auxilia neste sentido”, disse.

Além do prefeito Maurício Rivabem, o Fórum teve a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Fabiani Botelho, da secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco, do presidente da Associação Comercial de Campo Largo (Acicla), Pedro Parolin Teixeira, do chefe do Departamento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Felipe Braga Côrtes, do assessor da Sejuf, Gustavo Lira, da presidente da Associação Erceana Campolarguense (Erce), Mônica Rivabem e da professora aposentada da UFPR e psicóloga do Cidade Júnior, Sônia Ana Lechenski.

Programa Municipal de Aprendizagem - A secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Fabiani Botelho, lembrou durante o evento que Campo Largo tem já aprovada a Lei  Nº 3.428 que cria o Programa Municipal de Aprendizagem. Neste programa, o município prioriza a contratação de adolescentes e jovens assistidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para as mais diversas atribuições dentro da administração municipal. 

“Esta Lei promove a inclusão de jovens egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medidas socioeducativas, pertencentes à famílias de baixa renda, vindos do ensino público, com deficiência acompanhados pela Rede Socioassistencial do município ou que façam parte de qualquer outro programa de distribuição de renda ou assistencial. O objetivo é, também, fomentar a inclusão e a diversidade dentro da Prefeitura de Campo Largo”, explica a secretária.

16 dias de Ativismo - Foram expostos no auditório da Câmara, os trabalhos realizados pela população que é atendida nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Campo Largo durante a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A campanha é realizada no mundo todo, de 25 de novembro a 10 de dezembro de cada ano, com o objetivo de envolver a sociedade na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas.