Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 08:23:39
Geral

Secretaria de Cultura completa um ano de atividade e secretário apresenta prestação de contas

Durante 30 minutos, Luiz Gustavo teve oportunidade de apresentar aos vereadores e à comunidade a prestação de contas das atividades desenvolvidas na secretaria.

Secretaria de Cultura completa um ano de atividade e secretário apresenta prestação de contas

A sessão da última segunda-feira, realizada extraordinariamente no período da manhã por conta do jogo da Seleção Brasileira contra a Suíça pela Copa do Mundo, foi paralisada para que o secretário da pasta de Cultura, Luiz Gustavo Torres, pudesse realizar a tribuna livre. Durante 30 minutos, Luiz Gustavo teve oportunidade de apresentar aos vereadores e à comunidade a prestação de contas das atividades desenvolvidas na secretaria.

A Secretaria possui seu próprio centro administrativo, localizada no antigo Posto de Saúde do Centro, que foi reformado para comportar a nova demanda. Atualmente, o imóvel pertence ao Governo do Paraná, mas o secretário declarou que já solicitou o repasse, que deve acontecer em 2023. Foi realizada reabertura na Casa da Cultura, que voltou ao funcionamento, com capacidade de 246 pessoas, camarim, salas de exposição e reuniões, entre outros, em funcionamento desde fevereiro deste ano.

A Biblioteca Pública também entra na administração da pasta de Cultura. Com acervo de mais de 30 mil livros, a Biblioteca também dispõe de espaço infantil com contação de histórias e computadores para utilização da comunidade. Possuem a administração de uma biblioteca pública no Ferraria, com melhorias previstas para o próximo ano, inclusive uma impressora 3D. Outra biblioteca sob administração é a Biblioteca Pública Osvaldo Zotto, na qual foram feitas melhorias e conta com espaço infantil, cancha de areia, entre outros.

O Museu Histórico de Campo Largo deve receber reformas no próximo ano, que incluem melhoria em painel e piso de determinadas salas, e importante salientar que está em andamento o tombamento do Museu, bem como de outros imóveis históricos do município. Também compõe a pasta o Acervo Municipal. Durante a explicação, o secretário apontou uma necessidade de atenção ao setor de Acervo, inclusive com escaneamento digital desta documentação disponível e a necessidade de uma sala própria para o arquivamento. “Fizemos um orçamento neste ano e para a digitalização seria necessário investir perto de R$ 500 mil. Não temos esse recurso hoje disponível neste departamento, mas sugiro que os senhores vereadores abracem essa causa, pois é a história da nossa cidade”, completa.

A Estação Cidadania fica no Meliane e dispõe de diversos equipamentos para a população, inclusive com reformas, pinturas e melhorias na parte de iluminação e elétrica.
“Neste um ano de Secretaria de Cultura nós fizemos muitos eventos culturais na cidade. Desde eventos natalinos – uma novidade com vários artistas sendo atendidos -, Caravana da Esperança, Seresta de Reis, apresentações em geral de música e dança, inauguramos a sala de exposição do Parque Newton Puppi, entre outros. Temos um ônibus que foi doado para nós, que pretendemos fazer o Ônibus Cultural, que levará cultura a várias regiões da cidade”, pontua.

Esporte
Dentro do Esporte a secretaria é responsável pela administração da Vila Olímpica, que possui aulas de vários esportes para a comunidade campo-larguense e espaços para a prática dos mesmos. Está prevista uma reforma para conter as goteiras, com a colocação de uma manta térmica, e também a construção da cobertura e aquecimento na piscina, visando atender hidroginástica e natação, inclusive com competições.

Também integra a pasta a administração o Ginásio Romano Zanlorenzi, Parque Newton Puppi, Campo do 21, mini arenas sintéticas de futebol, e cerca de 30 quadras poliesportivas, que necessitam de manutenções e revitalizações.

Dispõe de polos de basquete e ginástica. A secretaria já dispõe de metade do recurso para a construção de uma nova pista de skate, que será construída nos padrões olímpicos.
Campo Largo foi sede dos Jogos Escolares durante a fase regional e dos Jogos da Juventude, com muitas equipes participando e trazendo medalhas. No próximo ano será sede dos Jogos Abertos. Além disso, proporcionou diversos eventos esportivos para Campo Largo, entre corridas e campeonatos, para população da terceira idade, pessoas com deficiência, entre outros.

Durante os questionamentos apresentados pelos vereadores, o vereador Sargento Leandro Chrestani ressaltou sobre o esporte na região do Ferraria visto o  grande número de pessoas, crianças e adolescentes, que precisam de uma atividade, de um núcleo esportivo, aproveitando para questionar sobre os projetos futuros. “Nossa grande questão no Ferraria é que não temos uma estrutura específica. Já está em andamento a doação do Governo do Estado de um local na região. Eu queria ter colocado uma academia e  parquinho, mas não foi possível, justamente pela falta de espaço. Eu cheguei a entrar em contato para colocar uma oficina de ginástica no salão da igreja do bairro, mas infelizmente estava em reforma e não poderia ceder. Estamos aguardando também o chamamento dos analistas de Esporte, para poder descentralizar ainda mais essas atividades”, respondeu o secretário.

Natal em Movimento
Durante a explanação a respeito do Natal, evento que está em andamento no Município, o secretário Luiz Gustavo Torres ressaltou a importância do mesmo, inclusive para impulsionar o comércio local nas vendas e fomentar o Turismo. “Nós temos uma pesquisa feita pela Acicla que mostrou a maioria favorável. Nós temos o evento de Natal desde 2017 quando o Marcelo Puppi assumiu e quis resgatar a importância da data, visto que antigamente não tinha esse investimento e atrativo para os munícipes, e também para ajudar a impulsionar o comércio. Da pesquisa realizada, 71% dos entrevistados consideraram muito importante quando questionados sobre a relevância da data. E quando perguntados sobre a importância da decoração de Natal para o comércio, 60% consideraram muito importante. Todos os entrevistados, 100%, acreditam que a decoração de Natal traz visibilidade para a cidade”, diz.

Ressaltou que a Acicla é uma parceira para a realização do evento e comentou sobre a concentração dos enfeites na região central, mas explicou que se torna difícil descentralizar, tornando pouco visível a comunidade. “Se pegarmos todas as decorações que temos e colocar um pouco em cada bairro, vai aumentar a nossa conta em segurança, que hoje gira em torno de R$ 40 mil, não vai dar a mesma visibilidade e estamos descentralizando com a Caravana de Natal, que irá percorrer os bairros durante 14 dias, com apresentações de 40 minutos em pontos estratégicos, que será o Cordel de Natal”, conclui.