Campo Largo hoje conta com quase 17 mil empresas ativas e maior parte das compras públicas ainda é feita fora da cidade
Um interessante panorama da situação de Campo Largo foi apresentado na manhã desta quinta-feira (08) com representantes de entidades locais, vereadores e Executivo. O evento organizado pelo Sebrae no Casarão do Parque Newton Puppi tinha como objetivo ouvir e entender as necessidades de Campo Largo para crescer economicamente.
À frente do evento, Fernanda Lopata - consultora do Sebrae na região de Campo Largo, Araucária e Balsa Nova - destacou que o objetivo era agregar as lideranças, trocar ideias, envolver-se mais com o município e também fazer planejamento para descentralizar atendimento. Isso faz parte da nova estratégia do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Trata-se de uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas – aquelas com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.
Durante a conversa foram levantadas diversas questões que podem ser trabalhadas nos próximos anos. Relataram a necessidade de mostrar a importância da documentação para quem é MEI e de profissionais informais se formalizarem. ‘Começar bem’ é uma das palestras que deve entrar nas ações, para orientar quem precisar abrir uma empresa ou MEI. É preciso também pensar em estratégias para que estas capacitações atinjam este público, descentralizando, fortalecendo a rede de contatos com associações de moradores, entendendo quem é o público, entre outros. Diante da conversa neste dia será criado um calendário de ações para o próximo ano.
Compras públicas
Uma situação que gera uma grande demanda de capacitação e orientação na cidade é a análise dos números de compras públicas. De cerca de R$ 86 milhões gastos no ano passado pelo Poder Público na cidade, apenas R$ 28 milhões ficou no município. Mais de R$ 47 milhões foram com compras em empresas no Paraná e mais de R$ 10 milhões em outros estados. O objetivo é trabalhar e realizar ações para aumentar essa compra na cidade, para que o dinheiro circule mais aqui, gere mais economia local.
Estimular a participação de empresas locais em licitações públicas é uma das ações, envolvendo profissionalização, mas também o entendimento de documentações necessárias para poder estar apto. Com isso, a cidade pode passar a arrecadar ainda mais. Atualmente, dos 827 fornecedores da Prefeitura, 261 são do município, 369 do Estado e 197 de outros Estados.
Campo Largo em números
Segundo dados da Receita Federal apresentados no evento, hoje são 16.778 empresas ativas em Campo Largo, sendo 748 empresas de pequeno porte, 6.534 microempresas, 8010 MEIs - o que representa 47,74%, 414 produtores rurais, 3 startups e 656 organizações sem fins lucrativos.
O maior número de empresas encontra-se na região central, em um total de 4.020. O bairro com maior número de empresas é o Bom Jesus, com 763, seguido pelo Ouro Verde, Itaqui, Jardim São Vicente e Vila Bancária. Divide-se principalmente em comércio varejista, de alvenaria e de bebidas. Cerca de 45% das empresas é CNAE de serviços, em seguida comércio. Em média, hoje o tempo de abertura de empresa em Campo Largo é de 23h31min, quando a documentação está toda correta.