A exposição iniciou no dia 21 no Colégio Kennedy e agora mudou para a escola de Inglês em frente à Escola Municipal Reino da Loucinha
Cores, detalhes, expressões. O professor e também artista Luciano Okraska abriu a exposição ‘Natal sem fome, mas com arte’, para que prestigiem e levem um quilo de alimento não perecível.
A exposição iniciou no dia 21 no Colégio Kennedy e agora mudou para a escola de Inglês em frente à Escola Municipal Reino da Loucinha, na Rua Centenário. São 60 quadros pintados por Luciano, na maioria que retratam personalidades, e trazem traços marcantes e curiosos, com esmalte, pintados com o pincel do próprio esmalte, alguns detalhes com pincel mais fino ou até mesmo com o dedo.
Luciano conta que sempre esteve envolvido com arte e nesse estilo começou há três anos, quando precisou fazer retoques em uma peça e para não borrar com a chuva acabou utilizando esmalte. “Primeiro arrisquei fazer a Rita Lee, que sempre gostei, aí fiz o Elvis Presley, fui fazendo personalidades e comecei a coleção. Esta é a quarta vez que estou expondo. Os quadros retratam uma mistura de fotografias, traços meus ou imaginados. A partir do esboço não me baseio mais na imagem da foto e uso minha criatividade.”
Muitos quadros foram fruto da pandemia, já que cada arte leva cerca de oito horas para concluir. Hoje tem cerca de 80 quadros e também uma coleção de 300 vidros de esmalte. “Escolhi expor 60. Não é tudo que faço que eu gosto”, comenta.
Beneficente
A exposição é voltada a arrecadar alimentos para doação. Desde o início já chegou a arrecadar cerca de 250 quilos de alimentos e espera que este número aumente ainda mais. Com isso, Luciano quer montar cestas básicas para distribuir às famílias carentes, uma continuação do trabalho voluntário que realiza constantemente. “Na filantropia o brasileiro se encontra, para diminuir as diferenças. Ainda mais em espírito de Natal”, declara. A exposição está aberta para visitação durante todo o dia de segunda a sexta e sábado pela manhã: Rua Centenário, 2066.