Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 04:52:52
Geral

Bom Jesus, Gorski e Meliane são as próximas regiões que receberão projeto para castração de cães e gatos

Para participar, os responsáveis pelos animais precisam fazer o cadastro prévio, de forma presencial ou online, que inicia hoje (30).

 

Bom Jesus, Gorski e Meliane são as próximas regiões que receberão projeto para castração de cães e gatos

Inicia nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, o cadastramento de cães e gatos para o CastraMóvel, projeto de castração e microchipagem gratuita de cães e gatos que a Prefeitura de Campo Largo disponibiliza, desta vez por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária. 

O objetivo é alcançar animais de diversas localidades do município de Campo Largo, especialmente as que concentram maior número de animais e população de baixa renda, para controle populacional de cães e gatos e adoção responsável sem abandono nas ruas. Essa será a terceira ação realizada no município com a Unidade Móvel de Castração, e acontecerá na segunda quinzena de janeiro. 

Cadastros - Visando ampliar o alcance, a pasta realizará cadastros de forma presencial, nos dias 07 e 08 de dezembro, nos bairros Meliane e Francisco Gorski, e durante todo o mês de dezembro diretamente na sede da Secretaria que fica no casarão do Parque Newton Puppi. Confira onde se inscrever:

07/12/2022 (quarta-feira) – CRAS Meliane, das 09h30 às 11h e das 14h30 às 16h

08/12/2022 (quinta-feira) – Escola Municipal Afonso Cunha Filho, das 09h30 às 11h e das 14h30 às 16h

30/11/2022 a 16/12/2022 – Na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Importante destacar que não é preciso levar os animais no dia da inscrição presencial. 

Outra alternativa é a possibilidade de realizar o cadastramento prévio via formulário digital. Ele já está disponível e recebe cadastros até dia 16 de dezembro. Acesse pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdluHSZF9WwQy_Qfmv-vPcaTzGsv3NOXSvDUyScsyRg3G88Bg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 

No caso dos cadastros presenciais é preciso apresentar cópia do RG e do CPF, comprovante de endereço com, no máximo, três meses de emissão, comprovante de inscrição no CADÚnico ou cópia do comprovante de renda atualizado. Quem já procurou o CRAS anteriormente, ou já fez cadastro pelo CADÚnico, será automaticamente direcionado para este mutirão e não precisa se cadastrar, a Secretaria entrará em contato.  

Atenção - O critério de prioridade neste cadastro inicial é para a população de baixa renda e/ou que esteja cadastrada no CADÚnico. Outro ponto é que o tutor deve preencher um formulário para cada animal que passará pela cirurgia, então quem tem dois ou mais animais deve preencher dois ou mais formulários. 

O cadastro não garante a realização da castração, pois o animal só será castrado após a documentação ser aprovada e o animal ser avaliado como apto, na fase de triagem (que será realizada posteriormente). Inclusive, o bichinho precisa ter a partir de 6 meses, até 8 anos de idade, para poder operar.

A Prefeitura reforça a importância de castrar e microchipar os animais. Para isso, a gestão está oferecendo gratuitamente - para tutores e também para guarda solidária - o procedimento cirúrgico, o microchip e os medicamentos pós-operatórios. Contudo, precisará do apoio e mobilização da comunidade.

A médica veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fátima Lara, ressalta a importância da castração para controle populacional dos animais e controle da transmissão de doenças. “Lembrando que, após a cirurgia, seu bichinho de estimação precisa de cuidados pós-operatórios para garantir sua saúde e bem-estar. E para ajudar neste processo a Prefeitura ainda fará a doação da medicação necessária, o que significa que não haverá custo para o tutor. Porém, caberá aos responsáveis pelos animais a administração dos remédios em suas casas”, indica. Segundo ela, depois da cirurgia é preciso manter o animal restrito e observá-lo, alimentá-lo e medicá-lo durante 10 dias. 

A Secretaria disponibilizará um canal de comunicação com os cadastrados, via aplicativo de mensagens WhatsApp, para tirar dúvidas e mandar informações após o procedimento.

Apoie o projeto, cadastre seus bichinhos, avise os vizinhos e conhecidos da região, participe!